MENU

Seminário da Conticom terá debate sobre conjuntura, precarização e tarifaço de Trump

Confederação convida dirigentes de entidades filiadas para evento nacional que acontecerá nos dias 18 e 19 de setembro, em João Pessoa (PB); veja como fazer a inscrição

Publicado: 27 Agosto, 2025 - 09h24

Escrito por: Redação CONTICOM | Editado por: João Andrade

Divulgação/Conticom
notice
Seminário da Conticom-CUT será palco para debate de diversos temas da conjuntura nacional

A Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira filiados à CUT (Conticom) está convidando os dirigentes de sindicatos filiados a participarem do seu Seminário Nacional, que acontece nos dias 18 e 19 de setembro, em João Pessoa, a capital da Paraíba. As inscrições de delegados e delegadas dos sindicatos podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/yCDeaQPsDzmj6MKU8.

De acordo com Cláudio Gomes, presidente da Conticom-CUT, o evento deste ano acontece em um momento especial da conjuntura econômica e política do país, com impactos que precisam ser debatidos por toda a sociedade, mas em especial pelas organizações sindicais dos setores representados pela confederação.

"Estamos vivendo um momento crucial para a conjuntura econômica e política do nosso país. Os impactos desse cenário e a luta sindical do próximo período serão pontos de destaque na pauta de debates do Seminário Nacional da Conticom em João Pessoa", afirma Gomes.

 

Pauta recheada

Dentre os temas do Seminário Nacional da Conticom-CUT, além da conjuntura política e econômica do país, está a precarização das relações de trabalho no setor da construção civil, que sofre com a terceirização e a pejotização irrestritas, apesar de viver momento de pleno emprego.

Outro tema de destaque no Seminário vai tratar dos impactos causados no setor moveleiro pelo tarifaço imposto ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Também está na lista de debates do evento na Paraíba a avaliação dos impactos das políticas públicas já consolidadas no setor da construção civil, como Novo PAC e Minha Casa, Minha Vida, assim como o fortalecimento de pautas como qualificação profissional, redução da taxa de juros e defesa do FGTS.