MENU

Quem Somos

A origem da organização nacional do ramo da construção e da madeira remonta a 1988 com a realização de uma plenária de dirigentes sindicais de vários estados. Foi formada uma Comissão Nacional com representantes de entidades filiadas à CUT do Paraná, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro com a finalidade de preparar a criação do Departamento Nacional da Construção. No mesmo ano constitui-se o Departamento Estadual da Construção em São Paulo.

O debate na CUT sobre a criação de confederações e federações, redirecionou as ações para a fundação de uma Federação Nacional. Em 1991, houve uma tentativa, mas diante da ausência de representações das regiões sudeste e sul o projeto foi adiado.

O congresso de fundação da Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira – FNTICM/CUT ocorreu em maio de 1992, em Santo André-SP.

Em março de 1999, a Federação foi transformada em Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira filiados à CUT - CONTICOM-CUT.

carregando