MENU

Seminário da Conticom-CUT consolida unidade nacional para desafios de 2026

Evento reuniu em Camaçari (BA) cerca de 80 dirigentes de 20 sindicatos do setor da construção e madeira de todo o país; debates focaram organização sindical e importância de engajamento nas eleições deste ano

Publicado: 25 Março, 2026 - 18h32

Escrito por: Redação CONTICOM

Júnior Eler/Divulgação
notice
Participantes do Seminário da Conticom-CUT durante ato de apoio ao Dia Nacional de Luta

O Seminário Nacional promovido pela Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira da CUT (Conticom), nos dias 19 e 20 de março, em Camaçari (BA), reuniu cerca de 80 dirigentes de 20 sindicatos do setor de todo o país para debater uma programação que contemplou desde temas relativos à organização sindical e às lutas da classe trabalhadora, até questões ligadas à conjuntura nacional, com especial atenção às eleições deste ano.

Além da expressiva presença dos dirigentes sindicais do setor da construção e madeira, o Seminário da Conticom-CUT reafirmou sua relevância ao contar com a participação de lideranças de outros ramos, como Dayvid Bacelar, presidente da Federação Única dos Petroleiros (FUP), e Josué Pereira, presidente do Sindborracha-BA, dentre outros.

Também participaram representantes da política regional da Bahia, como a deputada federal Ivoneide Caetano (PT-BA), os deputados estaduais Radiovaldo Costa e Júnior Muniz, ambos do PT da Bahia, Bebeto Galvão, suplente do senador Jaques Wagner (PT-BA), e Luiz Caetano, prefeito de Camaçari, que falou sobre a importância para a indústria nacional da chegada da BYD, montadora chinesa de carros elétricos que instalou sua fábrica na cidade baiana.

“Acredito que o nosso Seminário atingiu seus objetivos e se consolidou como um dos principais fóruns de construção coletiva de estratégias sindicais unificadas, fortalecendo a luta por direitos e melhores condições de trabalho diante dos cenários atuais”, avaliou Cláudio Gomes, presidente da Conticom-CUT.

O Seminário Nacional da Conticom-CUT foi realizado nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Camaçari e Região (SINDTICCC-BA) e contou com apoio do Sindicato da Construção Civil de Candeias e Região (Siticcan-BA).

 

Eleições, mulheres e agenda nacional

Os debates em Camaçari também destacaram a importância do engajamento do movimento sindical nas eleições deste ano, que vão eleger o presidente, governadores, deputados estaduais e federais e senadores.

Cláudio Gomes lembrou que a extrema direita já antecipou sua intenção de implementar novas reformas da Previdência e trabalhista, o que aumentaria ainda mais o quadro de precarização causado por reformas semelhantes aprovadas em 2017, logo após o golpe contra a presidenta Dilma.

"A nossa participação ativa nas eleições é de extrema importância dado o cenário político que vivemos agora, às vésperas de uma eleição muito importante para toda a classe trabalhadora. Temos de trabalhar muito e de forma unificada para a manutenção dos avanços do governo Lula”, defendeu Claudinho.

A participação das mulheres dirigentes sindicais no Seminário foi destaque do evento. Em Camaçari, o centro dos debates foi o combate à violência de gênero, na vida e no trabalho. A conclusão foi que a luta pela garantia de ambientes de trabalho mais acolhedores e livres do assédio deve ser conquistado através da inclusão das demandas das mulheres na agenda sindical.

O Seminário também declarou apoio ao Dia Nacional de Luta, uma mobilização nacional realizada na última sexta-feira (20/3) e que teve como pautas centrais de luta em defesa da redução da jornada de trabalho sem redução de salários e pelo fim da escala 6x1.

“O evento foi um sucesso pela expressiva participação de sindicalistas do setor de todo o país, mas também não podemos deixar de agradecer o apoio dos companheiros da Bahia, como o Bira [coordenador do SINDTICCC], e os diretores do Siticcan-BA, como o Loteba e o Cláudio Guedes”, completou Claudinho.