MENU

Presidente da CONTICOM conhece experiências internacionais da indústria

Cláudio Gomes participou do evento promovido pelo CNDI como representante do Macrossetor da Indústria da CUT; para ele, modelo brasileiro deve focar em qualificação e respeito ao trabalhador

Publicado: 07 Novembro, 2023 - 06h30 | Última modificação: 07 Novembro, 2023 - 11h32

Escrito por: Redação CONTICOM | Editado por: João Andrade

SINTRAPAV PR
notice
Com a retomada do PAC e do MCMV, a indústria da construção reassume protagonismo

O Brasil precisa elaborar sua nova política industrial com foco na qualificação da mão-de-obra e no respeito aos trabalhadores. A opinião é do presidente da Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira (CONTICOM), Cláudio Gomes, que participou nesta terça-feira (30/10) da oficina “Política industrial: experiências internacionais”, realizada em Brasília.

O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), teve por objetivo apresentar as experiências de políticas industriais de seis países (Coreia do Sul, Vietnã, Turquia, China, México e Estados Unidos), além da União Europeia, e, assim, contribuir com o debate para construção da nova política industrial brasileira.

Cláudio Gomes participou do workshop como representante do Macrossetor da Indústria da CUT, grupo que reúne entidades dos seis ramos de trabalhadores industriais da Central (construção, metalúrgicos, vestuário, alimentação, químicos e energia).

"Diante da proximidadede implantação do Novo PAC, foi muito importante conhecer as particularidades de cada linha de desenvolvimento industrial adotada em diversos lugares do mundo para que a gente possa elaborar um modelo próprio do Brasil", disse o dirigente.



Exploração pelo mundo

De acordo com o presidente da CONTICOM, o seminário deixou evidente que, na maioria dos países, os ganhos obtidos pelas indústrias não são compartilhados de forma adequada com a mão-de-obra. 

Cláudio Gomes citou exemplos de casos graves de exploração do trabalhador, como no Vietnã, ou de interferências políticas que impedem avanços industriais, como na Turquia, situações que devem servir de alerta ao Brasil.

"O que se busca para o Brasil é que tenhamos ganhos de produtividade, mas que os trabalhadores também possam usufruir desses ganhos através de seus rendimentos. Queremos um desenvolvimento industrial sustentado e planejado, mas que não seja apenas focado no ganho de produtividade", disse.

 

Qualificação é essencial 

Cláudio Gomes explicou que é praticamente consenso entre os atores que debatem a nova política industrial que a questão da qualificação da mão-de-obra é um dos gargalos para a indústria nacional.

"Pra tocar um desenvolvimento industrial que consideramos ideal, similar ao que tivemos nos dois primeiros governos do Presidente Lula, é muito importante para todos os setores da indústria que haja programas intensivos de requalificação e certificação de mão-de-obra", explicou o dirigente.

Segundo o CNDI, a oficina vai gerar um relatório com os instrumentos de políticas industriais no mundo e também com os subsídios debatidos no evento que serão considerados na construção da nova política industrial do Brasil.