Via Araucária descumpre Convenção Coletiva e trabalhadores fazem greve por direitos
Nesta quarta, 02/03, grevistas realizaram manifestação em um dos pedágios administrados pela empresa
Publicado: 03 Abril, 2025 - 11h20 | Última modificação: 03 Abril, 2025 - 11h57
Escrito por: Redação CONTICOM | Editado por: João Andrade

Na manhã da última quarta-feira, 02/04, trabalhadores da concessionária Via Araucária liberaram as cancelas da praça de pedágio da BR-277 em Irati, no sudeste do Paraná. A ação durou cerca de 1h30 e ocorreu em protesto contra a falta de diálogo da empresa sobre as reivindicações da categoria.
De acordo com denúncia da categoria, os trabalhadores da Via Araucária, em greve desde o dia 24 de março, lutam pelo cumprimento da Convenção Coletiva já que a empresa adota o Acordo de outra entidade sindical cujas condições salariais e benefícios são inferiores às garantias do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada do Estado do Paraná, Sintrapav.
"Essa situação causa uma série de prejuízos aos trabalhadores como pisos salariais e vale refeição com valores reduzidos, banco de horas em substituição ao pagamento de horas extras, ausência de benefícios como café da manhã e lanche da tarde, entre outros", explica o presidente do Sintrapav, Raimundo Ribeiro, o Bahia.
A Via Araucária é responsável pela operação, manutenção e modernização do Lote 1 do Sistema Rodoviário do Paraná, que abrange 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais, dentre outras operações.
A CONTICOM/CUT expressa total apoio à greve dos trabalhadores da Via Araucária e repudia as práticas antissindicais da empresa frente ao descumprimento da Convenção Coletiva da Sintrapav e consequente prejuízo aos direitos da categoria.