MENU

Santa Catarina: Sindicato conquista na Justiça ampliação da base

Sentença favorável ao SINTRACOM do Alto Uruguai Catarinense amplia a ação sindical nos locais de trabalho e a representação frente à negociação coletiva e garantia de direitos

Publicado: 26 Setembro, 2019 - 10h09

Escrito por: Redação CONTICOM

notice

                Em decisão emitida pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª região, o SINTRACOM Concórdia e Alto Uruguai Catarinense obteve o reconhecimento sobre a representação dos trabalhadores na indústria da construção e madeira em mais dez municípios. Segundo o presidente da entidade, Vilmar Barro, o processo foi iniciado em 1997 e no ano de 2002 a entidade deu entrada no trâmite para legalização junto ao Ministério do Trabalho. Em 2018, o processo foi judicializado. “A ampliação da base é uma conquista histórica sob o ponto de vista de organização da categoria na região. Na atual conjuntura, as entidades sindicais precisam buscar novas formas de representação com vistas à ampliação  da ação sindical e da defesa dos direitos”, analisou Vilmar.

 

Impactos na categoria

                Vilmar adiantou que o próximo passo será a busca dos certificados necessários para a conclusão oficial do novo Estatuto Social da entidade que passará a representar 13 municípios no total. “Esse reconhecimento terá um impacto muito positivo para os trabalhadores que compõem a categoria nos municípios que passarão a integrar oficialmente nossa base sindical. A começar pela Convenção Coletiva de Trabalho que terá validade oficial nesses 13 municípios. A ampliação da negociação coletiva possibilitará mais garantia de direitos e melhores salários e condições de trabalho para outras centenas de trabalhadores”, concluiu o sindicalista.