MENU

Agora é hora de pressionar deputados da Comissão Especial contra reforma

Em 10 dias, a ferramenta NaPressão, que a CUT lançou no dia 1º de maio, teve quase 100 mil acessos e a maior pressão, feita por meio do WhatsApp, foi nos parlamentares indecisos

Publicado: 10 Maio, 2019 - 17h28

Escrito por: Redação CUT

notice

Os trabalhadores e as trabalhadoras de todo país podem ajudar na luta pela aposentadoria, contra a reforma da Previdência do governo de Jair Bolsonaro (PSL).

Além das mobilizações de rua, chamada pela CUT e demais centrais, como a greve nacional da Educação no dia 15 de maio e a greve geral no dia 14 de junho, a pressão também pode ser feita por meio da ferramenta digital de participação social, política e cidadã lançada pela CUT no dia 1º de maio, o NaPressão. Veja abaixo a lista com o nome de cada parlamentar da Comissão  Especial que analisa a reforma, clique no nome do/a deputado/a e faça sua pressão. É fácil, simples e rápido. A mensagem já está escrita, é só enviar.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 006/2019, da reforma da Previdência, de Bolsonaro, se aprovada, vai destruir a aposentadoria do povo brasileiro. A PEC acaba com a aposentadoria por tempo de contribuição e institui a obrigatoriedade da idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres, aumenta o tempo mínimo de contribuição de 15 para 20 anos e altera as regras especiais de trabalhadores e trabalhadoras rurais e professores.

Querem roubar sua aposentadoria

O mote da campanha do na NaPressão é "Querem Roubar Sua Aposentadoria" e o trabalhador ou trabalhadora pode escolher quem e como pressionar.

O cidadão escolhe se quer pressionar deputados que são a favor de destruir sua aposentadoria, ou seja, querem aprovar a PEC; ou um parlamentar que ainda está indeciso. Se quiser, pode agradecer os que são contra a reforma, ou seja, não admitem o fim da aposentadoria da classe trabalhadora.

A pressão pode ser feita por meio do WhatsApp, Facebook, Twitter ou por e-mail.

“É muito importante participar de todas as mobilizações de rua chamadas pela CUT, como o próximo dia 15 de maio e o 14 de junho, mas a pressão virtual pode ser feita toda hora, todo dia, pelo celular, tablet ou computador”, diz o secretário de Comunicação da CUT, Roni Barbosa.

O dirigente lembra, ainda, que vale a pressão feita pessoalmente nos aeroportos, bases dos parlamentares ou em qualquer evento nos quais eles estejam presentes.

Acesso da plataforma tem crescido

Um dia após o lançamento do NaPressão, as visualizações da plataforma tiveram quase 15 mil acessos. Vários sites e blogs divulgaram a plataforma de pressão para barrar a reforma da Previdência, que acaba com a aposentadoria de milhões de trabalhadores, entre eles a Revista Fórum, o site do PT e do Sindicato dos Bancários de São Paulo, o Viomundo e a Rede Brasil Atual, além de portais da mídia comercial, como Estadão e UOL, entre outros.

Em 10 dias no ar, a plataforma já teve quase 100 mil visualizações e a maior pressão foi feita nos parlamentares indecisos pelo WhatsApp, em especial os deputados do Cidadania, antigo PPS, como Marcelo Calero (RJ), Arnaldo Jardim (SP) e Daniel Coelho(SP).  

O parlamentar favorável à destruição da aposentadoria mais pressionado foi Tiririca (PR-SP), mais conhecido pela população por sua atuação como palhaço do que como deputado, que nas campanhas dizia que defenderia os interesses dos trabalhadores como ele.  

A favor da reforma da Previdência

Alexandre Frota - PSL/SP

Arthur Oliveira Maia - DEM/BA

Beto Pereira - PSDB/MS

Bilac Pinto - DEM/MG

Capitão Alberto Neto - PRB/AM

Cleber Verde - PRB/MA

Daniel Freitas - PSL/SC

Daniel Trzeciak - PSDB/RS

Darci de Matos - PSD/SC

Darcísio Perondi - MDB/RS

Delegado Éder Mauro - PSD/PA

Felipe Francischini - PSL/PR

Fernando Rodolfo - PR/PE

Filipe Barros - PSL/PR

Giovani Cherini - PR/RS

Guilherme Mussi - PP/SP

Heitor Freire - PSL/CE

Jerônimo Goergen - PP/RS

João Marcelo Souza - MDB/MA

Marcelo Moraes - PTB/RS

Marcelo Ramos - PR/AM

Paulo Eduardo Martins - PSC/PR

Pedro Paulo - DEM/RJ

Reinhold Stephanes Junior - PSD/PR

Ronaldo Carletto - PP/BA

Samuel Moreira - PSDB/SP

Silvio Costa Filho - PRB/PE

Valtenir Pereira - MDB/MT

Augusto Coutinho - SOLIDARIEDADE/PE

Capitão Wagner - PROS/CE

Dr. Frederico - PATRI/MG

Léo Moraes - PODE/RO

Paulo Ganime - NOVO/RJ

Vinicius Poit - NOVO/SP

 

Indeciso

Alex Manente - CIDADANIA/SP

Greyce Elias - AVANTE/MG

Professor Israel Batista - PV/DF

 

Contra a reforma da Previdência

Alice Portugal - PCdoB/BA 

André Figueiredo - PDT/CE

Mauro Benevides Filho - PDT/CE

Aliel Machado - PSB/PR

Carlos Veras - PT/PE

Gleisi Hoffmann - PT/PR

Heitor Schuch - PSB/RS

Henrique Fontana - PT/RS

Joenia Wapichana - REDE/RR

Jorge Solla - PT/BA

Lídice da Mata - PSB/BA

Sâmia Bomfim - PSOL/SP