MENU

SP: Federação do ramo da construção e madeira define plano de ações para o próximo período

Sindicatos debateram estratégias frente ao combate da reforma da Previdência e garantia de direitos pós reforma trabalhista

Publicado: 01 Março, 2019 - 15h46

Escrito por: Redação CONTICOM

notice

                Numa conjuntura extremamente difícil e ameaçadora para a classe trabalhadora, a Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção, do Mobiliário e da Madeira da CUT/SP, FSCM, se reuniu com os sindicatos filiados para definir um plano de ação estratégico para o próximo período. O presidente da CONTICOM, Claudio Gomes, participou das atividades do Seminário que teve início nesta quarta-feira, dia 27 e término na quinta, 28.

 

Reforma da Previdência

                Um dos temas mais debatidos no Seminário foi a reforma da Previdência enviada ao Congresso no dia 22 de março, pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). Além de debater a proposta ponto-a-ponto, as lideranças sindicais do ramo da construção e madeira da CUT/SP traçaram um plano de luta a ser implementado nos locais de trabalho. “O diálogo com os trabalhadores fará toda diferença no processo de resistência contra o fim da aposentadoria. O governo usará as redes sociais e promoverá a mesma estratégia adotada em sua campanha que foi de disseminar mentiras para convencer a população que tem no facebook e no WhastsApp suas principais fontes de informação”, analisou Claudinho. O tema ganhou reforço com a análises do ex-parlamentar e assessor da  CUT/SP, Roberto Felício,  e do advogado Joanadabe Rodrigues.

 

Reforma trabalhista

                No segundo dia do Seminário, o Dr. Raimundo Simão de Melo, um dos mais reconhecidos especialistas em direitos trabalhistas do país, analisou os impactos da reforma trabalhista e dialogou com os participantes sobre os principais pontos na nova lei que afetam diretamente as categorias representadas pela Federação. Em sua palestra, o jurista expressou preocupação com relação aos impactos da reforma trabalhista nas relações de trabalho e no custeio sindical.

 

               

Participação dos sindicatos é o alicerce do plano de ações

                Para o presidente da FSCM, Josemar Bernardes André, a participação dos sindicatos tanto na elaboração, quanto na execução do plano de ação da Federação, é um ponto elementar para o seu sucesso. “Planejamos ações em um seminário extremamente representativo. Cada entidade filiada deve assumir o compromisso de fazer com que as ações deliberadas tenham impacto na vida e no trabalho das categorias que representamos”, ressaltou o sindicalista que alerta:  “a luta será intensa no próximo período. Para além das negociações reivindicatórias, a conjuntura aponta para a urgência da unidade da classe trabalhadora como arma central no combate à reforma da Previdência e ao desmonte dos direitos”, frisou.

                Participaram do Seminário de Planejamento da FSCM, dirigentes ligados aos sindicatos de Bauru, Botucatu, Campinas, Cerqueira Cesar, Duartina, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Salto e São Bernardo do Campo.