MENU

Previdência: Governo visa popularidade com proposta de “aposentadoria para todos”

“Todas as propostas de Bolsonaro são péssimas para os trabalhadores. Até mesmo as que parecem boas”, afirma Claudio Gomes, presidente da CONTICOM

Publicado: 08 Fevereiro, 2019 - 12h38

Escrito por: Redação CONTICOM

notice

 

                Uma das grandes discussões do momento se refere às “ideias” de Bolsonaro para a Previdência. O governo afirma existir várias propostas e que nenhuma delas está 100% confirmada. Para o presidente da CONTICOM, Claudio Gomes, “todas a propostas que se tornaram públicas até o momento retiram direitos, mesmo aquelas usadas pelo governo para obter popularidade”.

 

                Uma dessas propostas, a única com um certo nível de aceitação popular, prevê o pagamento de um benefício no valor de 700 reais para os idosos que nunca contribuíram com o INSS. Nas redes sociais, a ideia parece agradar eleitores convictos de Bolsonaro e desavisados, contudo, ela também significa um grande retrocesso. Isso porque o que já existe é muito melhor.

 

                “Atualmente, todos os idosos que não conseguem se aposentar, nem possuem meios para prover sua sustentação, têm direito ao chamado BPC (Benefício de Prestação Continuada), cujo valor é de um salário mínimo, o que corresponde a quase 300 reais a mais do que propõe Bolsonaro. Não existe nenhuma garantia que a proposta em questão seja complementar. Ao que tudo indica, a intenção do governo é a de substituir o atual modelo, apenas diminuindo o valor do benefício”, destaca o secretário de políticas sociais da CONTICOM, Jamiro Antônio Alves.  

 

Governo quer desvincular salário mínimo da aposentadoria

 

                O presidente da CONTICOM analisa que “a médio prazo a ideia do governo é a de desvincular a aposentadoria por idade do salário mínimo e reduzir gradualmente o valor dos benefícios. Todas as propostas divulgadas até o momento apontam neste sentido”, diz Claudinho.