MENU

6º Congresso da CONTICOM/CUT pela construção do Trabalho Decente

Congresso reuniu mais de 300 trabalhadores do Ramo da Construção e da Madeira em Florianópolis

Publicado: 25 Julho, 2011 - 17h10

Escrito por: Camila Caresia

 

O 6º Congresso da CONTICOM/CUT aconteceu entre os dias 18 e 21 de julho em Florianópolis/SC, reuniu 248 delegados, 50 sindicatos e 5 federações de 14 estados brasileiros. O Congresso teve em sua abertura homenagens ao Ramo da Construção e da Madeira, ao nosso então secretário geral Alcides Luis do Nascimento e ao nosso eterno Presidente Waldemar de Oliveira.

Ao longo de intensos dias de debate estiveram presentes Paulo Sergio Muçouçah da Organização Internacional do Trabalho, Simone Valdete dos Santos do Ministério de Educação, Domingos Lino do Ministério da Previdência Social, Haruo Ishikawa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Rosane Bertotti - Secretária de Comunicação da CUT e José Celestino Lourenço - Secretário Nacional de Formação da CUT.
Foram discutidos os principais desafios que temos pela frente em defesa de maiores salários, melhores empregos, ampliação de direitos e trabalho decente, que serão conquistados em maior quantidade e qualidade com o fortalecimento da nossa unidade, organização e mobilização dos trabalhadores do Ramo.

Foi ressaltada a necessidade de aproveitar o momento de crescimento do setor, que conta com uma ampliação de investimentos públicos, pelos programas sociais e pelas obras de infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016, para garantir a efetivação de um Contrato Coletivo Nacional.

Foram elencados com prioridade: maiores investimentos em prevenção e segurança no trabalho, pondo fim à epidemia de lesões, mutilações e mortes que afetam o setor; ampliação dos investimentos em formação e qualificação profissional, garantindo mais espaços para a mão-de-obra feminina e para a juventude, luta pelo fim do fator previdenciário e por uma aposentadoria específica para o setor da Construção e da Madeira, para que os trabalhadores que iniciaram a pegar cedo no batente, que fazem um trabalho pesado, consigam se aposentar.

Com todo o acúmulo de debates, propostas e encaminhamentos, elegeu-se na plenária final a nova diretoria da CONTICOM/CUT, que reúne os principais representantes do Ramo em todo o país e tem como Presidente o companheiro Claudio da Silva Gomes (Claudinho) que nos guiará para que sigamos em frente, construindo a luta e a vitória.