MENU

Conticom participa de encontro de cimenteiras promovido pela ICM

O evento promoveu o intercâmbio de ações de cimenteiras como LafargeHolsin, Votorantim e outras

Publicado: 14 Agosto, 2017 - 18h00

Escrito por: Conticom

notice

Nos dias 7,8 e 9, foi realizado no Rio de Janeiro o Encontro dos Trabalhadores dos Setores de Cimento, Cal e Gesso Brasil e dos Estados Unidos, realizado pela Internacional da Construção e a Madeira em parceria com a Solidarity Center-AFLCIO. O evento promoveu o intercâmbio de ações de cimenteiras como LafargeHolsin, Votorantim e outras.

O objetivo do encontro foi o fortalecimento da rede sindical dos trabalhadores do setores citados, através do intercambio de praticas sindicais do Brasil e nos Estados Unidos, no que se refere à negociação coletiva, saúde e segurança, e organização sindical. O painel “A luta dos trabalhadores no Brasil e Estados Unidos” contou com  a participação de Carolyn Kazdin, da Confederação Internacional dos Trabalhadores USW (United Steelworkers). Nele foi possível discutir a agenda dos trabalhadores brasileiros e americanos para a proteção dos direitos sociais.

De acordo com Luiz Queiróz, vice presidente da Conticom, “o encontro tirou ações unificadas de comunicação e de redes, e também definiu ações em plantas no Brasil, nos EUA e no Canadá”.
No painel “Organização Sindical e Redes Sindicais Internacionais”, o foco foi usar as redes como estratégia frente às empresas multinacionais. Foram apresentadas diferentes estratégias de organização sindical, e a proposta de que os acordos sejam assinados pelas confederações internacionais: ICM, Industriall, etc.

GT BRASIL – Dentro do encontro, foi realizado um Grupo de Trabalho com os representantes sindicais do Brasil, onde foi discutida a criação de uma pauta unificada dos setores de cimento, cal e gesso à ser entregue ao setor patronal. “A ideia é que se construa uma pauta unificada no setor, que contemple todas as centrais e sindicatos, que venha a se tornar um Acordo Coletivo Nacional no setor de cimenteiro”, finalizou Luizinho.