MENU

Macrossetor Indústria da CUT realiza primeira reunião do coletivo jurídico

Mais de 30 entidades sindicais participaram do evento

Publicado: 26 Junho, 2017 - 10h42

Escrito por: Conticom

notice

O Macrossetor Indústria da CUT realizou sua primeira reunião do coletivo jurídico na última sexta-feira (23), na capital paulista. Estiveram presentes mais de 30 entidades sindicais filiadas as 5 confederações que compõe o MSI. No encontro foram discutidas as principais propostas de alterações da legislação trabalhista que o governo Temer e a bancada patronal estão tentando emplacar para reduzir os direitos.

 

Os principais pontos debatidos foram terceirização, trabalho temporário, representação e contratação. Entre as mudanças que afetam o setor da construção, se destacam as alterações no trabalho temporário, que será alterado para 180 dias, prorrogáveis por 90. Os dirigentes afirmaram que se essa mudança passar na construção só vai existir trabalho temporário, já que os trabalhadores do setor não ficam, em geral, mais que um ano na mesma empresa. 

 

Entre as deliberações para diretrizes jurídicas se destacaram a orientação de alteração estatutária das entidades sindicais para incluir a representação de trabalhadores terceirizados, e o incentivo à celebração de acordos coletivos de 2 anos para as clausulas sociais.