MENU

Liderança sindical do ramo da construção e madeira da CUT assume Superintendência do Trabalho na Paraíba

Paulo Marcelo de Lima, dirigente do Sintricom-JP, diz que sua missão no comando do principal órgão do Ministério do Trabalho e Emprego no estado é resgatar dignidade da classe trabalhadora

Publicado: 20 Abril, 2023 - 19h28

Escrito por: Redação CONTICOM

notice

Pela primeira vez na história, a Superintendência Regional do Trabalho da Paraíba será comandada por um dirigente sindical ligado ao ramo da construção e madeira. Paulo Marcelo de Lima, de 67 anos, diretor-administrativo do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Pesada, Montagem e do Mobiliário de João Pessoa (SINTRICOM-JP), assumiu o cargo no dia 10 de maio.

 

A nomeação do Paulo Marcelo, assinada pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, foi publicada no último dia 5 de abril no Diário Oficial do União (DOU).

Além de ser um dos fundadores e dirigente do SINTRICOM-JP, entidade filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário (CONTICOM), Paulo Marcelo também foi presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-PB) por dois mandatos, de 2012 a 2019.

“Isso é inédito, pois no momento sou o único operário da construção civil a coordenar uma Superintendência Regional do Trabalho no Brasil. Vim do canteiro do obras e nunca perdi a consciência de quem represento. Conheci toda a realidade do trabalhador, não só da construção civil, mas de todos os ramos, graças à minha passagem pela CUT”, disse Paulo Marcelo.

Paulo Marcelo destacou que o cargo de superintendente regional do trabalho não estava em sua agenda, mas que aceitou o desafio após receber um convite. O sindicalista afirmou que já conhece boa parte da estrutura da Superintendência pois sempre reivindicou sua atuação nas demandas do SINTRICOM-JP.

“Tem um grupo de auditores e servidores, homens e mulheres, que querem a reconstrução desse espaço, que teve em sua maioria superintendentes de pouca ou quase nenhuma relação com a classe trabalhadora. Chego com sentimento de quem veio da base, sei que estou ali para representar as trabalhadoras e trabalhadores do meu estado, devo encontrar boas parceiras e parceiros. Entro para essa nova missão confiante de que muita gente vai somar frente aos desafios que encontraremos no caminho”, afirmou Paulo Marcelo.

Dentre suas missões à frente da Superintendência, está a reconstrução do Ministério do Trabalho e retomada dos órgãos ligados à pasta em todo país, afirma o superintende.

“O desafio é grande, mas temos de nos juntar às trabalhadoras e aos trabalhadores para recuperar a dignidade da classe operária desse país. Agora já não sou mais um dirigente sindical e, além do contato com os trabalhadores, preciso dialogar com os empregadores do estado inteiro e com todos que estejam dispostos a ajudar nesse processo”, ponderou.

O presidente da CONTICOM, Claudio Gomes, ressaltou a importância em se ter, pela primeira vez na história da Confederação, uma liderança ocupando o cargo de Superintendente Regional do Trabalho, mas lembra que o movimento sindical deve manter seu protagonismo junto aos órgãos fiscalizadores.

“Sempre estivemos do outro lado da mesa, acionando o Ministério de Trabalho e reivindicando que o órgão cumpra seu papel. Tenho certeza que o movimento sindical da Paraíba continuará exercendo essa tarefa e ajudando o companheiro Paulinho a desempenhar seu trabalho priorizando sempre o lado mais fraco e vulnerável da relação de trabalho, que são os trabalhadores. Temos total confiança na capacidade de liderança, articulação e competência técnica do novo Superintende Regional do Trabalho da Paraíba e parabenizamos o Ministro Luiz Marinho pela escolha acertada”.

 

Trajetória

Filho de mãe negra e agricultora, Paulo Marcelo de Lima nasceu em Caruaru (PE) e viveu na área rural até os 16 anos, quando se encontrou com a construção civil.

Aos 21 anos, mudou-se para a Paraíba, conheceu o sindicato da categoria, que assumiria em 1986 como membro do coletivo chamado “Grupo Zé Peão”.

Em 1996, Paulo Marcelo assumiu a Secretaria de Formação da CUT-PB, saindo em 2012 para assumir a presidência da Central no estado por dois mandatos, até 2019.