MENU

Sindicatos filiados à CONTICOM formam frente nacional para combater o trabalho precário

Iniciativa foi lançada em atividade inaugural de Projeto promovido pela CONTICOM, em parceria com o Solidarity Center

Publicado: 04 Agosto, 2022 - 17h23

Escrito por: Redação CONTICOM

notice

Com participação de 56 lideranças sindicais, na manhã desta quinta-feira, 04, a CONTICOM deu início ao Projeto “Combate ao Trabalho Precário no Setor da Construção e Madeira”, realizado em parceria com o Solidarity Center, uma entidade de cooperação sindical internacional sediada nos Estados Unidos e que mantém escritório no Brasil.

Dentre seus objetivos, o Projeto pretende formar lideranças para desenvolverem atividades de formação e combate ao trabalho precário em suas respectivas bases. A aula inaugural, realizada de forma virtual, contou com a exposição do técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, Dieese, José Silvestre, e estabeleceu uma frente nacional pela promoção do trabalho decente envolvendo 24 sindicatos filiados à CONTICOM nas regiões sul, sudeste, centro-oeste, norte e nordeste. “Combater o trabalho precário é uma tarefa diária, mas é preciso identificar os principais problemas e fazer um enfrentamento de forma coordenada”, propôs o presidente da CONTICOM, Claudio da Silva Gomes.

Até o dia 31 de agosto, cada sindicato participante terá a tarefa de informar à CONTICOM quais são os principais problemas encontrados em sua respectiva base. O levantamento leva em consideração três eixos específicos: contratação, saúde e segurança (SST) e condições de trabalho.

O exercício tem como finalidade realizar um diagnóstico do trabalho precário no setor da construção e madeira já que ficou clara, nesta primeira atividade, a ausência de dados sobre o assunto.

A próxima aula será no dia 8 de setembro, também de forma virtual.

Para saber mais sobre o Projeto, baixe o folder AQUI.