Em Balneário Camboriú, setor da construção fará monitoramento de COVID-19 nos locais de trabalho
Programa será implementado a partir de junho
Publicado: 28 Maio, 2020 - 14h09
Escrito por: Redação CONTICOM

Segundo notícia publicada em um jornal local, as empresas do setor da construção civil de Balneário Camboriú adotarão, já a partir de junho, uma série de medidas para monitorar o contágio por COVID-19 entre os trabalhadores e prevenção da doença nos locais de trabalho.
De acordo com a publicação, os trabalhadores serão monitorados por meio de uma plataforma virtual com objetivo de identificar indivíduos com sintomas relacionados ao novo coronavírus e tomada de providências como o isolamento destes trabalhadores com relação aos demais.
Para o secretário de Saúde e Segurança da CONTICOM, Aloísio Costa, a iniciativa é positiva sob o ponto de vista de levantamento de dados, mas a ação sindical é o que garantirá o afastamento remunerado de trabalhadores com sintomas relacionados ao coronavírus. “Essa iniciativa é importante, mas deve ser levado em conta o fato de que o contágio pode ser dar dentro e fora do local de trabalho. Por isso é importante que esses trabalhadores sejam afastados do trabalho e que entrem em quarentena, respeitando o isolamento social”, analisa Aloísio Costa, secretária de Saúde e Segurança no Trabalho da CONTICOM.
Sanção Souza Ferreira, presidente do SITICOM, relatou que a entidade reivindicou participação na elaboração do projeto, mas as entidades patronais não incluíram o sindicato dos trabalhadores no processo de construção e implementação da plataforma virtual. “Não tivemos nenhuma participação no processo de definição da metodologia e medidas de prevenção. Estaremos de olho, percorrendo os locais de trabalho e observando a eficácia da plataforma, bem como exigindo o direito ao afastamento em caso de suspeita de coronavírus”, frisou o sindicalista.