MENU

Elevador despenca e mata nove operários na Bahia

Os operários estavam em um elevador que despencou do 20º andar

Publicado: 09 Agosto, 2011 - 14h37

Escrito por: Luiz Francisco - UOL

 

Um acidente ocorrido na manhã desta terça-feira (9) em um canteiro de obras da avenida Antonio Carlos Magalhães, uma das mais movimentadas de Salvador (BA), provocou a morte de nove operários, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros. Todos os operários, que trabalhavam na construção de um prédio, estavam em um elevador que despencou do 20º andar (aproximadamente 65 metros, segundo a perícia). 

A 16ª Delegacia de Polícia, responsável pela apuração do caso, informou que morreram no acidente Antônio Reis do Carmo, Antônio Elias da Silva, Antônio Luiz Alves dos Reis, Hélio Sampaio, José Roque dos Santos, Jairo de Almeida Correia, Lourival Ferreira, Martinho Fernandes dos Santos e Manuel Bispo Pereira.

“Eles estavam subindo para ir trabalhar. O cabo soltou, mas não sabemos como isto pode ter acontecido. O elevador era seguro, eu mesmo o utilizava muitas vezes ao dia”, afirmou o engenheiro Manoel Segura, responsável pela obra. 

Toda a área do acidente, que aconteceu por volta das 7h30 desta terça-feira, foi interditada pela Polícia Militar. O prédio tem 32 andares e os operários se dirigiam à cobertura quando aconteceu a queda. Antes do acidente, 16 operários tinham subido pelo mesmo elevador, em duas viagens.

Diretor de comunicação do Sintracom (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção), Raimundo Brito disse que vai aguardar o resultado da perícia para tomar algumas providências. “O fato é que temos muitos problemas de segurança na construção civil de Salvador. Quase não há fiscalização por parte dos órgãos competentes, e os operários são obrigados a enfrentar riscos todos os dias. Agora, antes de qualquer coisa, queremos que o Ministério do Trabalho embargue esta obra.”

No final desta manhã, o superintendente da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom), Cláudio Silva, visitou o canteiro de obras e anunciou que os trabalhos foram suspensos por tempo indeterminado. 

A licença e o alvará para a execução da obra estavam regularizados, segundo a Prefeitura de Salvador. Por meio de sua assessoria, a Construtora Segura anunciou que vai divulgar uma nota oficial sobre o acidente.

Desde o começo do ano, 15 operários morreram em canteiros de obras na Bahia, de acordo com o sindicato da categoria. Laudo preliminar da perícia técnica, divulgado no início desta tarde, revela que falhas mecânicas provocaram a queda do elevador, que era movido a eletricidade. Os resultados definitivos da perícia deverão ser anunciados em 30 dias.