MENU

ICM: Sindicalista do ramo da construção e madeira da CUT é a nova vice-presidenta do Comitê Regional de Mulheres

Aline Ferle foi escolhida para o cargo durante Conferência Regional de Mulheres, realizada no último dia 19, na Cidade do México.

Publicado: 25 Outubro, 2019 - 17h42

Escrito por: Redação CONTICOM

notice

A sindicalista do ramo da construção e madeira da CUT, Aline Ferle, que preside o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil e Mobiliário de Dourados/MS, é a nova vice-presidenta do Comitê Regional de Mulheres da ICM (Internacional da Construção e da Madeira para América Latina e Caribe). A escolha de seu nome aconteceu durante a 12.ª Reunião do Comitê Internacional de Mulheres, realizado na Cidade do México no último dia 19 de outubro. Dulcilene Morais, secretária da Mulher Trabalhadora da CONTICOM, também participou da atividade.

Para Aline, um dos maiores desafios das mulheres operárias da América Latina é alcançar cargos de representação política e sindical com poder de decisão. “Representar as mulheres operárias do Brasil e dos demais países da América Latina junto à ICM é motivo de muito orgulho. Somente nós, mulheres, sabemos o quanto sofremos os impactos de políticas econômicas e sociais de governantes que não promovem empregos, retiram direitos e ampliam o machismo na vida e no trabalho. A luta pelo aumento da representação feminina nos espaços de poder nos sindicatos e na sociedade é um grande desafio para o movimento sindical global e na América Latina não é diferente”, analisa.

Claudio da Silva, presidente da CONTICOM, avalia de extrema relevância ter uma sindicalista brasileira e CUTista na direção executiva do Comitê Regional de Mulheres da ICM. “Em nome da CONTICOM e do conjunto de sua direção e militância, parabenizamos a companheira Aline e desejamos sucesso na tarefa de atuar no Comitê e representar as pautas das mulheres operárias de toda a América Latina”, destacou.

 

Outras atividades

                De 16 a 19 de outubro, a ICM realizou diversas atividades na Cidade do México. Dirigentes da CONTICOM participaram dos debates sobre empresas multinacionais e acordos macros internacionais, tema central da Conferência Regional da ICM, nos dias 16, 17 e 18.

                Já no dia 19 o Comitê Regional de Mulheres e o de Juventude se reuniram e deliberaram ações para o próximo período. Na mesma data, aconteceu a reunião do Comitê Regional da ICM – América Latina e Caribe.