MENU

Construção civil fecha convenção coletiva com reajustes que variam de 3.32% a 8%

Nova Convenção foi assinada no último dia 18

Publicado: 25 Outubro, 2019 - 17h17

Escrito por: Redação STI Construção Civil de Volta Redonda e Região

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Volta Redonda e região assinou na última sexta-feira, dia 18, com o Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário (Sinduscon) do Sul Fluminense, a convenção coletiva 2019/2020 do setor. O acordo garantiu reajustes que variam de 3.32% a 8%, com a reposição da inflação acumulada no período de 1º de julho de 2018 a 30 de junho de 2019. Os valores são retroativos à data-base da categoria, 1º de julho.

Já a cesta básica teve 8% de aumento, fechando em R$ 260,00 para quem trabalha dentro da indústria e R$ 170,00 para os que atuam fora da indústria. O percentual alcançado é quase duas vezes e meio o valor da inflação acumulada. Destaque também para o reajuste de 6% no piso do Ajudante I, o que garantiu a valorização dessa função que é a porta de entrada no setor da construção.

Outra conquista foi a manutenção no acordo de todas as cláusulas de convenções anteriores, como café da manhã, almoço, vale-transporte, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), etc. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Sebastião Paulo de Assis, destaca que o resultado é uma vitória, principalmente, se for comparado às medidas  do governo que estão acabando com os direitos dos trabalhadores.  

Ele frisa que a convenção foi assinada e oficializada somente agora, embora os valores já tivessem ajustados e acordados com o  setor patronal, desde o mês de setembro.

- Nosso sindicato enfrentou muitos impasses nessa campanha salarial, mas mobilizamos a categoria através de assembleias e conseguimos reverter à situação, chegando aos reajustes e sem perda de direitos. Isso mostra o quanto é importante os trabalhadores estarem sindicalizados e participativos – frisa Sebastião Paulo.