Escrito por: Conticom

Trabalhadores Haitianos são abandonados por terceirizada no Mato Grosso do Sul

Sintracom CG participa de audiência no MPE que garante a contratante se responsabilize pelos direitos trabalhistas

Mais de vinte trabalhadores haitianos que estavam contratados pela empresa terceirizada de nome “Av Motta”, ficaram sem salário quando os proprietários empresa simplesmente sumiram de Campo Grande.
O Sintracom-CG foi acionado pelo Ministério Público do Trabalho para mediar esta situação, por conta de uma denúncia feita por Jean Daniel Zephyr, representante da Casa do Migrante, ligada à Igreja Católica em Campo Grande, onde os trabalhadores haitianos estavam sendo acolhidos após esta situação de abandono.
A audiência foi realizada no Ministério Público Estadual no dia 16 de março. A Plaenge, contratante da empresa “Av Motta” se responsabilizou pelos os direitos trabalhistas dos operários haitianos. Segundo Elizeu Pacheco, diretor do Sintracom-CG, “o sindicato verificou a situação de cada um deles e fizemos os cálculos usados para o pagamento das verbas rescisórias. Neste caso, não foi pago ainda o FGTS, nem a multa, por um acordo firmado com a Plaenge, para legalizar este tipo de pagamento, nesta situação reivindicamos também o mês trabalhado que antecede o abandono pela terceirizada”.