Escrito por: Assessoria do Sindicato

Trabalhadores da construção civil de Rondônia aprovam filiação à CUT por unani

Em uma assembléia histórica realizada na tarde do último domingo (09) no Clube Ipiranga em(...)

Em uma assembléia histórica realizada na tarde do último domingo (09) no Clube Ipiranga em Porto Velho, centenas de trabalhadores da construção civil, das Usinas do Madeira e da construção predial, aprovaram por unanimidade a filiação do Sindicato dos Trabalhadores na Construção (STICCERO) à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

 

A assembléia, que foi presidida pelo presidente do STICCERO Raimundo Soares, o Toco; auxiliado pelo secretário geral Francisco das Chagas, o Chaguinha, e pelo vice-presidente Altair Donizete, contou com a presença do presidente da CUT Rondônia, Itamar Ferreira, e do diretor da Confederação Nacional da Construção (CONTICOM-CUT) Alcides.

 

Itamar Ferreira, falou aos trabalhadores sobre a importância da filiação à Central, que tem como papel principal a defesa dos grandes temas de interesse dos trabalhadores e da sociedade, como valorização do salário mínimo, redução do imposto de renda sobre salário e direitos previdenciários; além do apoio às ações cotidianas dos Sindicatos, como campanhas salariais e eleições sindicais.

 

O evento foi prestigiado por representantes de vários sindicatos: educação (SINTERO), limpeza e conservação (SINTELPES), bancários (SEEB), taxistas (SINTAX), rodoviários (SINTTRAR), motoristas e cobradores (SITETUPERON), policiais civis (SINSEPOL), associação dos praças militares (ASPRO) e urbanitários (SINDUR); além de autoridades como o deputado federal Eduardo Valverde, o presidente da Câmara de Vereadores Hermínio Coelho, o vereador Claudio Carvalho e representante da senadora Fátima Cleide.

 

STICCERO: Uma história de resgate

A história recente do STICCERO é a de um verdadeiro resgate da entidade para o controle dos trabalhadores; pois nos últimos anos o Sindicato foi controlado por procuração pelo presidente da Força Sindical em Rondônia, que realizou um processo eleitoral irregular, onde ele iniciou como presidente da comissão eleitoral em outubro de 2008 e terminou como presidente de uma chapa única em março de 2009.

 

Uma oposição sindical apoiada pela CUT iniciou uma campanha de denúncias das irregularidades a partir de janeiro de 2009 até conseguir resgatar o Sindicato para os trabalhadores. O Ministério Público do Trabalho (MPT) e Justiça do Trabalho anulou a fraude eleitoral, através da Ação Civil Pública nº 00127.2009.008.14.00-0, disponível para consulta na página do TRT na internet no endereço www.trt14.jus.br.

 

Atualmente presidente da Força Sindical em Rondônia é investigado pela Policia Federal no Inquérito Policial nº 0094/2010-4 SR/DPF/RO, que visa apurar atos praticados por ele no processo eleitoral do STICCERO realizado em março de 2009. O inquérito foi instaurado por solicitação da 8ª Vara do Trabalho.