Escrito por: Redação CONTICOM

Primeira presidenta do Sintracon Curitiba toma posse em cerimônia histórica

Maria Neusa Lima de Oliveira, a Baiana, vai comandar a nova diretoria da entidade filiada à CONTICOM-CUT na gestão 2024/2028

Reprodução Sintracon Curitiba

A noite do último sábado (21/9) foi histórica para a trajetória de lutas do Sindicato dos Trabalhadores(as) nas Indústrias da Construção Civil de Curitiba e Região Metropolitana (Sintracon) com a realização da cerimônia de posse da sua nova presidenta: Maria Neuza Lima de Oliveira, a Baiana, será a primeira mulher no principal cargo de comando da entidade fundada há 93 anos. O presidente da CONTICOM, Cláudio Gomes, participou da cerimônia.

Baiana foi eleita como presidenta da entidade no último dia 10 de abril com 95% dos votos de trabalhadores e trabalhadoras que compareceram às urnas para confirmar o nome da dirigente para o comando da diretoria na gestão 2024/2028.

Em seu discurso de posse, Baiana agradeceu as pessoas que confiaram em seu nome e destacou o apoio político das organizações sindicais do ramo.  Ela também aproveitou para antecipar as principais pautas de luta de sua administração.

 

“Queremos o fim da marmita, com alimentação fresquinha e de qualidade servida nas obras. Precisamos avançar muito na questão salarial e nos benefícios econômicos, e ter atenção especial na questão da segurança, pois nosso setor é o que concentra mais acidentes de trabalho, muitos deles fatais. Isso é inaceitável”, disse Baiana.

 

Baiana também revela desde a sua eleição histórica uma preocupação especial com relação à pauta da equidade de oportunidades entre homens e mulheres, especialmente em uma categoria majoritariamente masculina como a da construção civil.

 

“As mulheres estão ocupando cada vez mais o mercado de trabalho e também espaços de poder. Porém, ainda estamos longe de alcançarmos a plena igualdade com os homens em relação a cargos, ainda mais na nossa categoria. Precisamos avançar”, disse a nova presidenta.

 

A nova presidenta do Sintracon Curitiba, entidade filiada à Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira filiados à CUT (CONTICOM), promete lutar para que as empresas do setor da construção civil capacitem as mulheres para exercerem não apenas funções administrativas, ou de limpeza e cozinha, mas também para que possam ser azulejistas, pedreiras, carpinteiras, eletricistas, mestras de obras, entre outras.

 

Da roça para os canteiros de obra

 

Maria Neuza Lima de Oliveira nasceu na década de 60 em Planaltina, pequena cidade do interior da Bahia, de onde herdou o apelido. Aos 9 anos de idade, mudou-se para o Paraná e trabalhou na roça junto com seus pais.

Na segunda metade da década de 70 mudou-se para Curitiba e naquele período foi empregada em uma empresa de avicultura. Mas, diante das dificuldades, voltou para o interior do estado, em Maringá, para novamente trabalhar na lavoura. Antes de regressar para a capital, ainda foi funcionária de lanchonete, no município de Colorado.

De volta a Curitiba, trabalhou em uma madeireira entre os anos de 1989 e 1991. No ano seguinte começava a história de Baiana na categoria da construção civil.

Foi servente de limpeza na construtora Cidadela, onde foi eleita para a CIPA com mais de 500 votos. Em 1997 finalmente começava sua trajetória no Sintracon Curitiba, no cargo de diretora de base.

Com a falência da Cidadela, em meados de 2000, conseguiu emprego na construtora Cordeiro Sampaio, à qual permanece vinculada até hoje. Em 2001, passou a ser diretora executiva do Sintracon Curitiba e, desde então, exerceu diversos cargos no sindicato antes de se tornar presidenta.

 

“Conhecemos a história da companheira Baiana e sua dedicação à luta sindical. Desejamos a ela e ao conjunto da nova diretoria do Sintracon Curitiba um excelente mandato.A CONTICOM se orgulha  em ter uma mulher no comando de um dos principais sindicatos do nosso ramo. Nos colocamos sempre à disposição para apoiar e fortalecer a organização e as lutas do Sintracon Curitiba”, expressou Claudio Gomes, presidente da CONTICOM.