Escrito por: Redação CONTICOM

Espírito Santo: Após greve por mudança na representação sindical, trabalhadores da Usiminas conquistam benefícios pelo SINTRACO...

Acordo foi firmado junto ao Ministério Público do Trabalho

                Durante 10 dias, 172 trabalhadores de uma obra da USIMINAS no município de Serra, região metropolitana de Vitória, cruzaram os braços exigindo que a empresa reconheça o SINTRACONST nas negociações coletivas. A greve começou no dia 1.º de março e só foi encerrada após audiência no Ministério Público do Trabalho, realizada nesta terça-feira, 12,  que resultou em várias conquistas.Contudo, a empresa não aceitou a mudança da representação sindical mesmo a categoria não reconhecendo o Sindicato dos Metalúrgicos.

                “Após intermediação do SINSTRACONST E MPT, os grevistas conquistaram alguns benefícios, contudo, a empresa se coloca irredutível na questão da representação sindical o que indica novas lutas dos trabalhadores. A greve resultou na conquista do café da manhã e na formação de uma comissão, cujos membros terão estabilidade no emprego. Outra conquista importante foi a anistia dos dias de paralisação sobre os quais não deverá ocorrer nenhum desconto”, relata Virley Santos, presidente do SINTRACONST.

 

Comissão

 

                Virley avalia que a conquista da comissão de negociação permanente, formada por trabalhadores com estabilidade no emprego representa um grande avanço. “Os trabalhadores da Usiminas já provaram que não estão para brincadeira e que levarão adiante a luta em busca dos direitos contidos na Convenção Coletiva do SINTRACONST. Vamos acompanhar e dar todo suporte para que esta comissão tenha sucesso nas negociações futuras”, garantiu o sindicalista.

 

Reintegração

 

                Os trabalhadores exigiram ainda a reintegração de 2 trabalhadores demitidos no processo de mobilização que foram reintegrados pela empresa.  “Se houver outras retaliações, haverá nova paralisação”, afirma Virley.