Escrito por: Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Montagem e Construção Pesada do Sul Fluminense

Construção civil de luto: morre o sindicalista Antonio Rocha Filho

Seu Rocha ocupava a pasta de diretor Secretário dos Aposentados do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Montagem e Construção Pesada do Sul Fluminense

 

O sindicalista Antonio Rocha Filho, 76 anos, mais conhecido como Seu Rocha, morreu nesta última terça-feira (9). Ele era Diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Montagem e Construção Pesada do Sul Fluminense e estava internado no Hospital São João Batista. O corpo do sindicalista foi enterrado na quarta-feira (10), no Cemitério Municipal Isidório Ribeiro, em Volta Redonda.  Casado, deixa  esposa, quatro filhas, sete netos e uma bisneta. 

Mecânico aposentado, seu Rocha era funcionário da empresa Cimento Tupi, onde trabalhou por mais de 20 anos. Com uma trajetória baseada na defesa da liberdade e dos direitos dos trabalhadores era um militante ativo que vivenciou o período da ditadura militar. O seu ingresso no Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil aconteceu no inicio dos anos 80. Desde 87 participava da diretoria da entidade. Há sete mandatos, já caminhando para o oitavo, ocupava a pasta de diretor Secretário dos Aposentados.

“Ele era um grande amigo e companheiro que nunca se omitia e que sempre se preocupava com a organização da categoria. Para nós, essa perda é irreparável e representa um grande vazio para o movimento sindical brasileiro”, informa o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Montagem e Construção Pesada do Sul Fluminense, Dejair Martins, ressaltando que uma das grandes preocupações do Seu Rocha era dividir com os diretores novatos os conhecimentos adquiridos no decorrer da sua trajetória.

“Uma postura de humildade que sempre fazia parte do seu cotidiano”, acrescenta Dejair. Além de diretor do Sindicato, seu Rocha também foi ex-presidente e conselheiro do Centro de Formação Profissional de Barra Mansa (CAFOP), ex- presidente da Cooperativa de Crédito Mútuo da Cimento Tupi S.A, conselheiro da Cooperativa Habitacional Sul Fluminense e diretor da FETICOM-RJ – Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Rio de Janeiro.