MENU

Espírito Santo: SINTRACONST mobiliza trabalhadores para campanha salarial 2019

Assembleia será neste sábado, dia 2 de fevereiro

Publicado: 01 Fevereiro, 2019 - 16h12

Escrito por: Redação CONTICOM

notice

                Nos últimos dias, a direção do  Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção do Espírito Santo tem percorrido os principais locais de trabalho para dialogar com os trabalhadores sobre a campanha salarial que se inicia neste sábado, 2, data em que ocorrerá assembleia para aprovação da pauta de reivindicações. “Nossa data-base é 1.º de maio, mas decidimos antecipar o processo de mobilização com objetivo de envolver ainda mais a categoria. Essa campanha abrange os setores da construção civil e montagem”, explica Virley Santos, presidente da entidade.

 

2018 INDEFINIDO

                Virley conta que a campanha salarial de 2018 dos setores “industrial” e montagem segue indefinida, apesar do reajuste salarial ter sido garantido por vias judiciais. De acordo com o sindicalista, depois de inúmeros impasses nas negociações, foi instaurado processo de dissídio coletivo junto à Justiça do Trabalho. “Até o momento, os trabalhadores desses dois setores seguem sem nenhuma resposta sobre as demais cláusulas da convenção coletiva, o que prejudica principalmente os trabalhadores recém contratados”, informa.

 

SINDICALIZAÇÃO

                A mobilização tem ainda o propósito de fortalecer o Sindicato por meio da sindicalização. “Depois da reforma trabalhista, os sindicatos ganharam uma importância ainda maior para a manutenção dos direitos e dos salários. Contudo, as entidades sindicais foram fragilizadas pela nova lei. Um de nossos grandes desafios é fortalecer a sindicalização e garantir a manutenção das negociações coletivas e dos benefícios”, analisou o sindicalista.