Twitter Facebook

CUT CONTICOM > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > SANTA CATARINA: SINDICATO CONQUISTA NA JUSTIÇA AMPLIAÇÃO DA BASE

Santa Catarina: Sindicato conquista na Justiça ampliação da base

26/09/2019

Sentença favorável ao SINTRACOM do Alto Uruguai Catarinense amplia a ação sindical nos locais de trabalho e a representação frente à negociação coletiva e garantia de direitos

Escrito por: Redação CONTICOM

                Em decisão emitida pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª região, o SINTRACOM Concórdia e Alto Uruguai Catarinense obteve o reconhecimento sobre a representação dos trabalhadores na indústria da construção e madeira em mais dez municípios. Segundo o presidente da entidade, Vilmar Barro, o processo foi iniciado em 1997 e no ano de 2002 a entidade deu entrada no trâmite para legalização junto ao Ministério do Trabalho. Em 2018, o processo foi judicializado. “A ampliação da base é uma conquista histórica sob o ponto de vista de organização da categoria na região. Na atual conjuntura, as entidades sindicais precisam buscar novas formas de representação com vistas à ampliação  da ação sindical e da defesa dos direitos”, analisou Vilmar.

 

Impactos na categoria

                Vilmar adiantou que o próximo passo será a busca dos certificados necessários para a conclusão oficial do novo Estatuto Social da entidade que passará a representar 13 municípios no total. “Esse reconhecimento terá um impacto muito positivo para os trabalhadores que compõem a categoria nos municípios que passarão a integrar oficialmente nossa base sindical. A começar pela Convenção Coletiva de Trabalho que terá validade oficial nesses 13 municípios. A ampliação da negociação coletiva possibilitará mais garantia de direitos e melhores salários e condições de trabalho para outras centenas de trabalhadores”, concluiu o sindicalista.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:

CUT Nacional Ação sindical e ativismo ambiental na Amazônia Projeto Sindicalismo e Juventude
NEWSLETTER

Digite seu e-mail para receber nossos informativos


CONTICOM

Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo SP | Telefone (0xx11) 3330-3668 - Fax (0xx11) 3330 3669