MENU

Em Recife, dirigentes do Macrossetor da Indústria discutem negociação coletiva

Tema fez parte da segunda etapa de um curso de formação em que a CONTICOM é uma das entidades integrantes.

Publicado: 13 Agosto, 2019 - 20h56

Escrito por: João Andrade

notice

                De 7 a 9 de agosto, em Recife, o Macrossetor da Indústria da CUT (MSI), em parceria com o Solidarity Center da AFL-CIO, realizou mais uma etapa do “Programa de Formação e Capacitação Sindical: Resistência, Organização e Luta”. A CONTICOM é uma das integrantes do projeto em conjunto com as demais entidades do MSI.

                O Macrossetor da Indústria da CUT é formado pelos ramos da construção e madeira (CONTICOM), metalúrgico (CNM), químico (CNQ), Alimentação (CONTAC), Energia (Sinergia) e Vestuário (CNTRV).

Saiba mais: Dirigentes da CONTICOM participam de curso de formação e capacitação sindical

 

 

                O segundo módulo do curso discutiu a importância da negociação coletiva e apresentou técnicas que contribuem para o sucesso do processo negocial. “Estamos na era do “negociado sobre o legislado e muitas empresas se aproveitam da conjuntura para retirar direitos e rebaixar salários. As direções sindicais precisam estar cada vez mais preparadas para que as negociações resultem na garantia e ampliação de direitos e benefícios. Por isso, é cada vez mais importante o investimento em projetos formativos que pautem não só a negociação coletiva, mas também formas de potencializar a ação e a representação sindical”, destacou Cida Trajano, presidenta da CNTRV e coordenadora do MSI.

 

PLANEJAR PARA FORTALECER A AÇÃO SINDICAL

                Durante a atividade os cursistas apresentaram um plano de ação sindical destacando temas como sindicalização, comunicação com a base, mobilização, entre outros. “Ainda no primeiro módulo, cada participante recebeu a tarefa de traçar um plano de ação sindical dentro do espaço em que atua e agora, socializaram suas ideias com os demais cursistas”, explicou Josenildo Melo, um dos educares do Módulo. A assessora da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM),  Dilú Tieme Ide, também integrou a equipe.

Janaína Monteiro, do SINTRACOM/João Pessoa, apresenta seu plano de açãoJanaína Monteiro, do SINTRACOM/João Pessoa, apresenta seu plano de ação

                Para Jana Silverman, representante da AFL-CIO, a experiência possibilitou o compartilhamento de ideias, além da consciência de que o planejamento deve ser algo permanente na ação sindical.

 

LIDERANÇAS CONVIDADAS

                Além da troca de experiência entre os cursistas, a atividade formativa contou com a participação de  lideranças sindicais e técnicos convidados. Rafael Marques (presidente do Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento – TID Brasil), Admirson Medeiros Ferro Junior (Greg) (Secretário Adjunto de Comunicação -  CUT Nacional), Milena Prado (DIEESE Pernambuco), Milena Prado e Manoel Messias (DIEESE).