MENU

Em Pernambuco, trabalhadores da construção civil conquistam nova Convenção Coletiva

Reajuste nos salários, garantia dos benefícios e direitos já conquistados, e a proteção sobre saúde e segurança foram as principais conquistas.

Publicado: 31 Maio, 2019 - 18h19

Escrito por: Redação CONTICOM

            Nesta quinta-feira, 30, os trabalhadores e trabalhadoras na indústria da construção civil do Estado do Pernambuco aprovam a nova Convenção Coletiva. Os salários serão reajustados em 5,07% e todas as cláusulas que garantem os direitos e benefícios da categoria foram mantidas. Cerca de 70 mil trabalhadores/as serão beneficiados pela negociação coletiva desenvolvida pelo Sindicato Marreta, em conjunto com os sindicatos de Caruaru, Jabotão, Petrolina, Petrolândia e Garanhuns.

 

Saúde e Segurança

            A garantia das Normas Regulamentadoras sobre Saúde e Segurança do Trabalho também fazem parte da Convenção Coletiva de Trabalho. Vale lembrar que o governo Bolsonaro anunciou recentemente mudanças nas NR's e nas fiscalizações, o que poderá gerar ainda mais acidentes e mortes envolvendo trabalhadores da construção civil, um dos setores com maior índice de acidentes de trabalho.

            A nova Convenção prevê ainda a Implementação do CPR (Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção) que é previsto na NR 18. O CPR é” uma instância tripartite cujo objetivo é tratar de diversos assuntos referentes às questões de saúde e segurança no trabalho no âmbito da construção civil. Para o presidente do Sindicato, Reginaldo Ribeiro, “a cláusula da CPR é determinante para combater o desmonte das normas e das políticas sobre Saúde e Segurança no Trabalho”.


Fotos: