MENU

Em Havana, dirigente da CONTICOM participa de Encontro Internacional de Solidariedade

Mais de mil delegados e delegadas representaram 57 países, dentre eles, o Brasil

Publicado: 07 Maio, 2019 - 19h25

Escrito por: Redação CONTICOM

notice

Na capital cubana, o dia 2 de maio foi marcado pelo Encontro Internacional de Solidariedade que teve como temas centrais a campanha pela libertação do ex-presidente Lula e ações solidárias a Cuba e Venezuela, dois países que enfrentam uma grande ofensiva dos Estados Unidos e países aliados, dentre eles o Brasil de Jair Bolsonaro.
    
    O Secretário de Relações Internacionais da CONTICOM, Raimundo Ribeiro Santos, o Bahia, participou do evento e da publicação da “Carta de Havana”, um documento elaborado pela delegação brasileira que denuncia o golpe de 2016 no Brasil e suas consequências para a classe trabalhadora, além de repudiar a política fascista implementada por Jair Bolsonaro (PSL). O texto denuncia ainda a prisão política de Lula.
    
    “DENUNCIAMOS e repudiamos veementemente a prisão política do Presidente Lula, grande líder do Brasil e do mundo, que retirou o nosso país do Mapa Mundial da Fome, e fazemos um chamado a todas e todos os internacionalistas ao apoio das campanhas Lula Livre e Lula Nobel da Paz”, diz trecho do documento.

    “Foi um momento de profunda reflexão política sobre o que está acontecendo no mundo, em especial na América Latina e Caribe. Vimos o quanto o mundo respeita, admira e luta pela liberdade de Lula, considerado preso político”, ressaltou Bahia.

Intercâmbio


    Dentre as atividades realizadas em Cuba, houve também um intercâmbio em que dirigentes sindicais cubanos explicou à delegação da ICM, sobre o funcionamento do sistema socialista e o modelo organizativo da CTC (Central dos Trabalhadores Cubanos).



Primeiro de Maio em Havana

    Junto a outros dirigentes ligados à ICM, Bahia participou também do ato cívico do Dia Internacional do Trabalhador, realizado em Havana com o tema “Unidade, Compromisso e Vitória”. O presidente cubano Miguel Díaz-Canel e o ex-mandatário Raúl Castro participaram das comemorações na capital e conclamaram pela liberdade de Lula.  “A solidariedade dos governantes e do povo cubano é um estímulo à luta pela liberdade de Lula”, afirmou o representante da CONTICOM.




Eleições no Panamá

    De Cuba, o grupo da ICM viajou para o Panamá onde participou do Comitê Internacional de Observação às eleições do Panamá, realizada no último dia 5.