MENU

Ramo da Construção e Madeira da CUT participa da Academia Global de Ativistas da ICM

Projeto tem objetivo de capacitar jovens sindicalistas frente aos desafios postos ao movimento sindical em todo o mundo

Publicado: 03 Maio, 2019 - 15h22

Escrito por: Redação CONTICOM

notice

                Amsterdã – De 29 de abril a 2 de maio, o dirigente do SINTICOM/Campinas, Jucelino de Souza, representou a Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira Filiados à CUT, CONTICOM, em evento global sobre ativismo sindical e juventude. A plataforma formativa, organizada pela ICM, contou com participação de 35 jovens sindicalistas de todos os continentes e debateu assuntos como mobilização sindical nas redes sociais, marketing sindical voltado à juventude trabalhadora, sindicalização e ativismo da juventude nos locais de trabalho e nas negociações coletivas.

 

Durante a troca de experiências, Jucelino fala das dificultadas enfrentadas pelo movimento sindical brasileiro para mobilizar a juventudeDurante a troca de experiências, Jucelino fala das dificultadas enfrentadas pelo movimento sindical brasileiro para mobilizar a juventude

                “Foi uma atividade muito rica em conteúdo e troca de experiências. Tivemos a oportunidade de conhecer ações sindicais voltadas à juventude que estão sendo implementadas em alguns países da Europa e nos Estados Unidos e reforçamos o compromisso para que o movimento sindical brasileiro valorize mais a presença dos jovens nos espaços organizativos”, conta o sindicalista que foi um dos 4 representantes da América Latina e Caribe. A região contou com participação do Brasil, Colômbia, Chile e Jamaica.

 

Primeiro de Maio Histórico

Jucelino participa do ato do Primeiro de Maio em AmsterdãJucelino participa do ato do  Primeiro de Maio  em Amsterdã 

                “O mundo vive um momento histórico, principalmente sobre o ponto de vista da retomada de conceitos ultraconservadores trazidos à tona por personalidades políticas de extrema direita. Na Europa, a conjuntura política também é preocupante e o movimento sindical europeu realizou um dos maiores eventos de 1.º de Maio dos últimos anos”, conta Jucelino.

 

                Em Amsterdã, o evento reuniu cerca de 10 mil pessoas e os integrantes do projeto participaram do ato em comemoração ao 1.º de Maio e luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras holandeses. “A classe trabalhadora está sofrendo o mesmo tipo de ataque em todo o planeta e a unidade das pautas e das lutas em nível global se torna cada dia mais necessária”, analisa.

 

Solidariedade a Lula

A bandeira "Lula Livre" ganhou popularidade entre os manifestantesA bandeira "Lula Livre" ganhou popularidade entre os manifestantes 

 

                O sindicalista brasileiro portou uma placa com a frase “Lula Livre” durante as manifestações do 1.º de Maio em Amsterdã e conta que muitos ativistas holandeses prestaram solidariedade. “Vários ativistas se aproximaram e prestaram solidariedade ao ex-presidente Lula por sua prisão política. Foi emocionante saber o quanto o povo holandês valoriza e admira Lula e seu legado político”.