Twitter Facebook

CUT CONTICOM > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > PREVIDÊNCIA: GOVERNO VISA POPULARIDADE COM PROPOSTA DE “APOSENTADORIA PARA TODOS”

Previdência: Governo visa popularidade com proposta de “aposentadoria para todos”

08/02/2019

“Todas as propostas de Bolsonaro são péssimas para os trabalhadores. Até mesmo as que parecem boas”, afirma Claudio Gomes, presidente da CONTICOM

Escrito por: Redação CONTICOM

 

                Uma das grandes discussões do momento se refere às “ideias” de Bolsonaro para a Previdência. O governo afirma existir várias propostas e que nenhuma delas está 100% confirmada. Para o presidente da CONTICOM, Claudio Gomes, “todas a propostas que se tornaram públicas até o momento retiram direitos, mesmo aquelas usadas pelo governo para obter popularidade”.

 

                Uma dessas propostas, a única com um certo nível de aceitação popular, prevê o pagamento de um benefício no valor de 700 reais para os idosos que nunca contribuíram com o INSS. Nas redes sociais, a ideia parece agradar eleitores convictos de Bolsonaro e desavisados, contudo, ela também significa um grande retrocesso. Isso porque o que já existe é muito melhor.

 

                “Atualmente, todos os idosos que não conseguem se aposentar, nem possuem meios para prover sua sustentação, têm direito ao chamado BPC (Benefício de Prestação Continuada), cujo valor é de um salário mínimo, o que corresponde a quase 300 reais a mais do que propõe Bolsonaro. Não existe nenhuma garantia que a proposta em questão seja complementar. Ao que tudo indica, a intenção do governo é a de substituir o atual modelo, apenas diminuindo o valor do benefício”, destaca o secretário de políticas sociais da CONTICOM, Jamiro Antônio Alves.  

 

Governo quer desvincular salário mínimo da aposentadoria

 

                O presidente da CONTICOM analisa que “a médio prazo a ideia do governo é a de desvincular a aposentadoria por idade do salário mínimo e reduzir gradualmente o valor dos benefícios. Todas as propostas divulgadas até o momento apontam neste sentido”, diz Claudinho.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:

Saúde e Segurança DIEESE Brasil Atual
NEWSLETTER

Digite seu e-mail para receber nossos informativos


CONTICOM

Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo SP | Telefone (0xx11) 3330-3668 - Fax (0xx11) 3330 3669