MENU

RJ: Sindicato encontra irregularidades em obra de centro de educação infantil no muncípio de Itatiaia

"Alojamento inabitável" destaca denúncia

Publicado: 04 Fevereiro, 2019 - 17h17

Escrito por: Redação: Sind. dos Trab. da Construção Civil de Volta Redonda e região

notice

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Construção Pesada, Montagem Industrial, Mármore e Granito de Volta Redonda e região vistoriou a obra de um centro de educação infantil, que está sendo construído no bairro Nova Conquista, em Itatiaia, após denúncias de irregularidades tanto as instalações físicas do local quanto o não cumprimento de direitos trabalhistas.

Entre os itens levantados estão funcionários sem registrado em carteira de trabalho; o não cumprimento da convenção coletiva da categoria; falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s), ferramentas de trabalho improvisadas e sem proteção.
O sindicato encontrou ainda falhas e riscos nas instalações elétricas; trabalhadores alojados no canteiro de obra e em péssimas condições, o que é proibido; banheiros e vestiários improvisados e sem nenhuma estrutura, cozinha também improvisada e sem condições de uso, entre outros itens.

Sebastião Paulo de Assis, presidente do sindicato, frisa que as irregularidades foram encaminhadas por meio de ofício aos órgãos públicos, incluindo a prefeitura, para que tomem as providências necessárias. Segundo ele, esse trabalho de fiscalização abrange toda a base territorial do sindicato na região.

"Toda semana, através de visitas ou de denúncias, os diretores da entidade vão até os canteiros de obras para verificar as condições de trabalho, seja na área da segurança e saúde ou na área trabalhista, como registro em carteira de trabalho ou cumprimento da convenção coletiva. O trabalhador pode e deve denunciar as irregularidades ao sindicato", ressalta Sebastião Paulo.