Twitter Facebook

CUT CONTICOM > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > BRASIL SEDIA O SEMINÁRIO REGIONAL DE JUVENTUDE E MULHERES DA ICM PARA AMÉRICA LATINA E CARIBE

Brasil sedia o Seminário Regional de Juventude e Mulheres da ICM para América Latina e Caribe

16/05/2018

Evento realizado em Recife fortalece a troca de experiências e a unidade entre dirigentes dos segmentos mais afetados pela crise

Escrito por: Conticom/CUT

Realizado entre os dias 9 e 11 de maio, em Recife, com o apoio da Conticom e da Fundação Friedrich Ebert (FES), o Seminário Regional de Juventude e Mulheres da Internacional da Construção e da Madeira (ICM) para a América Latina e o Caribe fortaleceu a troca de experiências e a unidade entre os dirigentes de dois dos segmentos mais afetados pela crise. 
A representante da  FES, Waldeli Millero, diretora de programas sobre políticas sociais, relações de trabalho, gênero e cooperação sindical, falou das imensas dificuldades que as reformas neoliberais têm trazido para os países e da importância da resposta sindical, particularmente fortalecendo o trabalho de base, as alianças com os demais movimentos e incentivando a participação feminina e juvenil.
COMITÊ INTERNACIONAL - Diretora Global de campanha da ICM, Jin Sook Lee informou que no último congresso da entidade, realizado na África do Sul, em 2017, foi deliberada a formação do comitê internacional da juventude, que será formalizado em maio e terá apoio da FES.
Atualmente, a direção da ICM conta com 30% de participação feminina e a intenção é que o percentual chegue a 50%.
APOIO - Para Dulcilene Moraes, da Secretaria da Mulher da Conticom, a presença de jovens e mulheres joga  papel cada vez mais decisivo para a vitória de qualquer embate, o que torna necessária uma atenção muito especial aos dois segmentos. Dulcilene falou das dificuldades que o seu Sindicato Marreta, de Pernambuco, enfrentou desde os seus primórdios, em 1919, e lembrou quando um dirigente foi baleado numa greve para defendê-la, estando ela grávida de oito meses. 
Marina Gurgel , coordenadora de projetos da ICM, apresentou as tendências políticas e econômicas internacionais e regionais, mostrando os impactos da economia global e dos avanços tecnológicos. 
Estiveram presentes na atividade dirigentes sindicais do setor da construção da Argentina, Chile e Colômbia, representantes da Federação do Mato Grosso do Sul e do Sindicato de João Pessoa-PB, 
PAUTAS - Entre as propostas, aprovadas estão a realização de um curso de formação regional para as mulheres, a inclusão nos acordos coletivos de cláusulas que respondam às dificuldades enfrentadas pela mão de obra feminina nos canteiros de obras, e a criação de um grupo de Whatsapp e de um espaço específico nas redes sociais para jovens e mulheres.
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Saúde e Segurança DIEESE CPN NR 18 Brasil Atual Compromisso Nacional - Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Consturção
NEWSLETTER

Digite seu e-mail para receber nossos informativos


CONTICOM

Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo SP | Telefone (0xx11) 3330-3668 - Fax (0xx11) 3330 3669