MENU

Conticom promoveu atividade em Recife em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Com a participação de 180 trabalhadoras, o evento discutiu a inclusão da mulher no setor da construção

Publicado: 09 Março, 2012 - 19h33

Escrito por: Camila Caresia

A Secretaria da Mulher da Conticom promoveu ontem (8) atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, em Recife. O evento foi realizado em parceria com o Sindicato da Construção Civil de Pernambuco (Marreta), no auditório da JCPMreunindo cerca de 180 mulheres do ramo da construção.A atividade discutiu a ampliação da inclusão da mulher ramo e os problemas mais frequentes desta inserção. O evento contou com palestras, debates e homenagens.

Em sua fala Luiz Queiróz, vice-presidente da Conticom, afirmou que “muita coisa já mudou, inclusive no ramo da construção, hoje as mulheres são pedreiras, soldadoras. Mais ainda existe muito que avançar”. Luiz lembrou ainda sobre o projeto de Lei que esta em trâmite no congresso, que determina a aplicação de multa às empresas que pagarem salário menor para mulheres com função igual à dos homens.

Homenageados do eventoHomenageados do eventoSobre o machismo e o assédio moral e sexual no ambiente da construção a Deputada Tereza Leitão, que foi homenageada, ressaltou que “o ambiente de trabalho da construção civil é muito desafiador, pois não se limita à questão da entrada da mulher, vai além disso, tem de alterar o modo e as relações já existentes no setor”.

A representante da JCPM destacou a importância da qualificação profissional e de acreditar na capacidade das mulheres de atuar no setor, “muitas das mulheres que iniciaram como serventes hoje são pedreiras, carpinteiras, operadoras de máquinas e servem de exemplo para outras centenas de mulheres”.

Diretoria do Marreta na atividadeDiretoria do Marreta na atividadeEm sua palestra, a psicóloga Clara Goldman Rimemboim, falou sobre o programa de atendimento à mulher vítima de violência, explicou os tipos de violência e onde buscar ajuda. O Ministério Público do estado disponibilizou cartilhas explicativas da Lei Maria da Penha - que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Dulcilene Morais, secretária da Mulher da Conticome presidenta do Marreta, também falou sobre a Lei destacando a importância nas mudanças feitas recentemente. “Hoje, qualquer pessoa que presenciar qualquer ato de violência contra a mulher pode denunciar o agressor sem que a vítima precise dar queixa”, isso, segundo ela, “é uma medida importante, pois colabora para inibir os agressores e puni-los independente da vontade de sua parceira”.

Estiveram ainda presentes no evento Sergio Goiana, da CUT Pernambuco; Paulo Marcelo de Lima, secretário geral da Conticom e representante do Sindicato da Construção de João Pessoa;Ministério do Trabalho e Emprego; JCPM e Fundacentro.