Twitter Facebook

CUT CONTICOM > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > QUEDA GERAL NO EMPREGO, RENDA E FATURAMENTO DA INDÚSTRIA

Queda geral no emprego, renda e faturamento da indústria

12/11/2017

Indicadores divulgados pela CNI desmontam tese da "recuperação"

Escrito por: LWS

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou os indicadores industriais do mês de setembro, com recuo generalizado. “Os resultados evidenciam as dificuldades que a indústria vem atravessando para mostrar uma trajetória sustentada de crescimento”, aponta o documento, desmontando a tese de “recuperação” econômica alardeada por Temer, pelos golpistas e sua mídia.

RECUO -O fato é que depois de recuar 1,1% em agosto, o faturamento real da indústria caiu 0,9%. No acumulado de janeiro a setembro, ficou 2,9% menor que no mesmo período do ano passado.

O emprego na indústria de transformação (aquele que transforma matéria-prima em um produto final ou intermediário para outra indústria) repetiu o resultado de agosto: recuo de 0,1%, com ajuste sazonal. Já no acumulado do ano até setembro o emprego industrial é 3,4% inferior na comparação com o mesmo intervalo de 2016.

QUEDA - Ante agosto, as horas trabalhadas na produção recuaram 0,1%, na série com ajuste sazonal, e no acumulado entre janeiro e setembro de 2017 a queda foi de 3%, em relação com igual período do ano anterior.

SALÁRIO MENOR -A massa salarial real paga pela indústria diminuiu 1,2% na comparação com agosto, após o ajuste sazonal. No período janeiro-setembro do ano o recuo é de 2,4% ante o mesmo período de 2016.

NEGATIVO -O rendimento médio real caiu 2,2% frente a agosto, na série com ajuste sazonal, mas o acumulado no ano ficou 1,1% maior que o registrado em igual período do ano passado.

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) ficou em 77,5%, com ajuste sazonal, o que representa queda de 0,2 ponto percentual na comparação com agosto. A utilização média em 2017 até setembro é de 77,2%, percentual idêntico ao registrado em 2016.

Segundo a CNI, “essa falta de uma sequência de resultados positivos mantém a indústria em níveis inferiores ao registrado em igual período de 2016”.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista

#AnulaReforma

RÁDIO CUT
Saúde e Segurança DIEESE CPN NR 18 Brasil Atual Compromisso Nacional - Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Consturção
NEWSLETTER

Digite seu e-mail para receber nossos informativos


CONTICOM

Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo SP | Telefone (0xx11) 3330-3668 - Fax (0xx11) 3330 3669