MENU

Sindicato de Campinas realiza assembleia com desempregados de Cosmópolis

"Os trabalhadores montaram uma cooperativa de desempregados que se reúne toda quarta-feira às19:30h, para definir ações e estratégias para pressionar a Petrobrás", destaca Amilton Mendes

Publicado: 12 Junho, 2017 - 11h50

Escrito por: Conticom

notice

Na última quarta-feira (7), o Sindicato dos Trabalhadores de Campinas realizou, em frente a sua sede de Cosmópolis, mais uma assembleia com os desempregados da região. Desde que começou o plano de desinvestimento da Petrobrás, mais de 3 mil trabalhadores da Refinaria do Planalto (Replan) perderam o emprego.

De acordo com o secretário de organização da Conticom e diretor do sindicato, Amilton Mendes, “essa movimentação esta sendo feita basicamente em todos os pólos petroquímicos do país. Os trabalhadores estão pedindo investimento e a volta das contratações com mão de obra local”.

Amilton também explicou que Cosmópolis é uma cidade dormitório dos trabalhadores que prestam serviços à refinaria de Paulínia, e que está totalmente devastada com o desemprego. “Aqui os trabalhadores montaram uma cooperativa de desempregados que se reúne toda quarta-feira às19:30h na frente da sede do sindicato para definir ações e estratégias para pressionar a Petrobrás a recontratar os trabalhadores”.

Desde que iniciou seu plano de desinvestimento em 2015, a Petrobrás tem se desfeito do se patrimônio e cancelado investimentos, com o objetivo de arrecadar dinheiro. Mas verdade o que está acontecendo é que a estatal vem privatizando o que tem de mais lucrativo e gerando desemprego que tem afetado milhares de famílias em todo o Brasil.