MENU

Conticom participa do 1º Módulo de Formação do Projeto Ação Frente às Multinacionais na América Latina

O encontro reúne dirigentes sindicais dos países latino-americanos na Argentina

Publicado: 09 Maio, 2017 - 17h15

Escrito por: Conticom

Teve início ontem em Buenos Aires, Argentina, o 1º Módulo de Formação do Projeto Ação Frente às Multinacionais na América Latina. O encontro reúne dirigentes sindicais dos países latino-americanos para discutir conjuntura e política e econômica da América Latina. O evento vai até a quinta-feira (11).

 A intenção deste módulo é encontrar e propor alternativas para o movimento sindical e para os trabalhadores diante das mudanças que estão acontecendo. “Esta troca de experiências entre sindicalistas de vários países vai fortalecer ainda mais a luta pela preservação dos direitos dos trabalhadores”, explica Abelha.

Entre os temas debatidos hoje, estão as empresas maquilas no Paraguai, que são empresas estrangeiras que se estabeleceram no país por uma estratégia de mercado na qual importam máquinas e matéria-prima sem o pagamento de impostos e praticamente exportam toda a produção para seu país de origem. 

Estas empresas se aproveitam das vantagens econômicas no Paraguai, onde a energia e a mão de obra são mais baratas. As chamadas empresas “maquiladoras” caracterizam-se pela ausência de respeito aos direitos humanos, leis ambientais e de proteção ao trabalhador. Inclusive existem muitas empresas brasileiras no Paraguai. 

 As Reformas Trabalhista e Previdenciária do Brasil serão abordadas nos próximos dias.