MENU

Em obra da MRV em Campo Grande, gato explora trabalhadores

Além de irregularidades no pagamento do salário e do FGTS, gato não libera trabalhadores de fora do estado para visita

Publicado: 12 Abril, 2017 - 17h15

Escrito por: Conticom

notice

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção de Campo Grande (Sintacom) esteve hoje de manhã (12), no canteiro de obra da MRV no jardim Seminário em Campo Grande. No local trabalham quase 100 pessoas na construção de vários apartamentos.

Primeiro, o Sindicato visitou um alojamento onde estão quase 40 pessoas que vieram dos estados do Maranhão e Piauí. Eles disseram que foram contratados por um gato que descontou o valor da passagem de ônibus logo no primeiro salário. Falaram também que o patrão não libera alguns dias para que possam visitar a família. Relataram ainda irregularidades no pagamento de salário, como desconto indevido de contribuições, por exemplo, o FGTS.

“Isto é uma exploração. O patrão deveria liberar o trabalhador pelo menos uma semana a cada 2 meses para que ele possa visitar os familiares e resolver problemas na cidade de origem. Sobre os descontos indevidos vamos fazer um levantamento. Já conversei com o gato e falei das irregularidades. Agora vamos comunicar o responsável pela obra para que tome as providências, inclusive para ter melhorias no alojamento. Quase 40 pessoas usam um único tanque para lavar roupa. Deve ter pelo menos uma máquina de lavar no local”, explica José Abelha, presidente do Sintracom.

 Em seguida, o Sindicato fez um DSS (Diálogo Semanal de Segurança) com os trabalhadores. No bate-papo eles também foram comunicados sobre a Greve Geral do dia 28 de Abril, quando os trabalhadores de todo o país vão se manifestar contra as Reformas Previdenciária e Trabalhista.