MENU

Mesa Nacional Permanente para o Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Construção é retomada

"Pauta única para as centrais é a retomada dos empregos e das obrasparalisadas", afirmou Luiz Queiroz, vice-presidente da Conticom/CUT

Publicado: 10 Fevereiro, 2017 - 14h56

Escrito por: Conticom

notice

Na última quinta-feira (9), tiveram início as tratativas para a retomada a Mesa Nacional Permanente para o Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Construção. A Mesa, criada em março de 2012, funcionava até o ano passado de forma tripartite com representantes dos trabalhadores, do governo federal e dos empresários.

O governo mandou para a reunião o secretário do ministro do Trabalho, Luiz Barbosa, com o objetivo de entender onde tinham parado as negociações anteriores. A proposta é que a Mesa seja oficializada novamente, e a coordenação volte para a Secretaria-Geral da Presidência da República, em conjunto com o Ministério do Trabalho e Emprego, e que a periodicidade seja bimestral. A presença do Ministério da Fazenda também foi solicitada pelo movimento sindical.

Luiz Queiroz, vice presidente da Conticom, resaltou que “a pauta única de todas as Centrais nesse momento é a retomada dos empregos e das obras paralisadas, que são mais de 1600 em todo o Brasil. Se levarmos em conta somente o setor da construção, nos últimos 3 anos perdemos 1 milhão de empregos”.

Todas as Centrais Sindicais estiveram presentes, assim como representantes dos empresários do setor construção.

“O foco principal da reunião foi a geração de novos empregos, através da retomada de investimento do governo e também dos empresários através do acordo de leniência. Esse é o caminho mais rápido para a retomada do crescimento. Cada obra realizada, seja pública ou privada, movimenta muitos outros segmentos econômicos, cada emprego gerado na construção gera mais quatro na cadeia produtiva”, afirmou Luizinho.