MENU

Doenças mentais relacionadas ao excesso de trabalho e à pressão aumentaram 50% de 2007 a 2014

Fórum Especial da ICM sobre Saúde e Segurança Ocupacional no Brasil mostra realidade das doenças ocupacionais

Publicado: 03 Fevereiro, 2017 - 15h51

Escrito por: Conticom

A Internacional da Construção e da Madeira (ICM) realizou em São Paulo, na última quarta-feira (1º), a o Fórum Especial sobre Saúde e Segurança Ocupacional. O evento reuniu os sindicatos filiados do Brasil e foi realizado na sede do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Nilton Freitas, representante regional da ICM, fez a abertura do evento e coordenou as atividades.

O evento contou com o painel “Uma visão geral sobre a Saúde e Segurança no trabalho”, com a palestrante Arline Sydneia Arcury, pesquisadora da Fundacentro. Ela expôs que de 2007 a 2014, as doenças mentais relacionadas a excesso de trabalho e pressão aumentou 50%. Na avaliação da pesquisadora, a rotatividade, que na construção está em 90,8%, também tem um papel importante grande pressão sobre os trabalhadores, “no cenário atual do país, normalmente se pega um trabalho que remunera menos que o anterior, as contas começam a apertar”, comentou.

Arline também destacou que em 2014, a quantidade de vínculos formais cujos trabalhadores sofreram afastamento devido a acidentes de trabalho típico, acidentes de trajeto e doenças ocupacionais chegou a 557 mil. Em comparação a 2004, esse número representou crescimento de 23,7%.

Os acidentes de trabalho com CAT registrada somaram mais de 559 mil casos em 2013, o que correspondeu a um crescimento de 43% desde 2003. Os acidentes de trajeto aumentaram 127,4% neste período: passaram de 49 mil para mais de 111 mil.

Os participantes debateram o tema e também criticaram as estatísticas sobre acidentes de trabalho no país “se um trabalhador se acidenta e morre hoje, nós só vamos saber depois da copa do mundo da Rússia”.

Também foi realizada uma mesa sobre saúde e segurança ocupacional, com o objetivo de apresentar estratégias e indicar uma agenda para a ICM que vise melhorar as condições de trabalho nos seus setores de atuação. Estavam na mesa representantes do Sintepav CE, Fetraconspar, Sindmar, Feticom SP.