MENU

Conticom/CUT promove atividades em Recife no Dia Internacional da Mulher

Com a participação de entidades cutistas da construção e da madeira de todo o país, Sindicato Marreta sedia comemorações do 8

Publicado: 24 Fevereiro, 2012 - 17h23

Escrito por: Camila Caresia

 

A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira (Conticom/CUT) promove no próximo 8 de março, Dia Internacional da Mulher, uma série de atividades com o objetivo de ampliar a inclusão da mulher no mercado de trabalho e discutir os problemas mais freqüentes desta inserção.

Com palestras, debates e homenagens à luta feminina, o evento, que será realizado em Recife, conta com o apoio do Sindicato da Construção Civil de Pernambuco (Marreta), e reunirá lideranças operárias da construção de todo o país.

Apesar dos inúmeros avanços conquistados ao longo do último período, as mulheres ainda enfrentam inúmeros obstáculos – mais do que palpáveis - como salários mais baixos, preconceito na evolução funcional, não cumprimento às leis de proteção ao trabalho feminino e à maternidade, entre outras tantas dificuldades à sua plena satisfação profissional e familiar.

Diretora de Mulheres da Conticom/CUT e também presidente do Sindicato Marreta, Dulcilene de Morais sublinha para a relevância da atividade que, ao mesmo tempo em que fortalecerá a ação sindical em defesa dos direitos de uma parcela cada vez mais presente no segmento da construção, elevará a qualidade da participação e potencializará a mobilização.  

De acordo com Dulcilene, a acolhida está sendo um sucesso. “Já são mais de 170 operárias inscritas até o momento, desde pedreiras até engenheiras de segurança, o que mostra o grande interesse das mulheres na discussão destes temas”.

O evento terá início às 8h30 no auditório JCPN, no bairro do Pina, na praia da Boa Viagem. Entre as inúmeras parcerias, o Ministério Público do estado estará presente disponibilizando cartilhas explicativas da Lei Maria da Penha – que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.