MENU

Seminário em Teresina debate mudanças no FGTS e reforma trabalhista

Retirada de direitos proposta pelo governo golpista atinge em cheio o setor da construção

Publicado: 23 Janeiro, 2017 - 12h21

Escrito por: Conticom

notice

Na última quinta-feira (19) o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Teresina (Sintricom) realizou um Seminário para discutir as mudanças no FGTS e a proposta de reforma trabalhista do governo, assim como seus impactos na construção. O evento teve a participação do Sindicato dos Rodoviários e dos Comerciários e reuniu mais de 240 trabalhadores.

A atividade contou também com a palestra do presidente da Conticom e representante da CUT no Conselho Curador do FGTS, de Claudio da Silva Gomes, e com a análise de conjuntura de Marcelo Mascarenhas, do governo do Piauí. Vicente Caleffi, da Confederação Nacional dos Transportes fez uma saudação aos participantes na mesa de abertura. Ao longo do dia os participantes fizeram diversas perguntas e intervenções, principalmente sobre a aposentadoria.

Para Carlos Magno, presidente do Sintricom e secretário de imprensa da Conticom, “a reforma trabalhista proposta pelo governo passa um rolo compressor em cima dos trabalhadores. A retirada de direitos atinge em cheio o setor da construção, historicamente mais precarizado e com altíssima rotatividade. No caso da mudança na aposentadoria um dos setores mais prejudicado também é a construção, que exige um esforço físico e mental muito grande. Esta mudança representa praticamente o fim da aposentadoria no setor. Temos que lutar pela união da sociedade e dos trabalhadores neste momento de resistência”.