MENU

Pressão dos trabalhadores da construção de Curitiba garante reposição da inflação nos pisos e benefícios

A greve do setor iniciaria na própria quarta-feira, mas o sindicato patronal apresentou nova proposta aos trabalhadores

Publicado: 18 Novembro, 2016 - 14h04

Escrito por: Conticom, com informações do Sintracon

notice

Os trabalhadores da construção civil de Curitiba aprovaram, na última quarta-feira (14), a nova proposta patronal para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, em assembleia realizada na sede do Sindcato dos Tranbalhadores da Construção de Curitiba e região metropolitana (Sintracon). 

De acordo com a proposta, os trabalhadores do setor terão reajuste dos pisos salariais e dos benefícios econômicos, como vale compras e café da manhã, de acordo com o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) calculado em 1º de junho (9,82%), data-base da categoria. As diferenças salariais acumuladas serão pagas na forma de vale compras, divididas em três parcelas, e os salários acima dos pisos serão recompostos pelo índice de 8%.

O presidente do Sintracon, Laureno Grunevald, avaliou que os trabalhadores conquistaram um acordo positivo. “Lutamos muito para que os patrões melhorassem a proposta. Não foi tarefa fácil, mas com a mobilização da categoria e pulso firme nas negociações, conseguimos um acordo que foi aprovado pelos trabalhadores”, afirmou.
A nova proposta só foi conquistada após meses de luta da categoria, com muitos protestos e paralisações em sedes de empresas e canteiros de obras da capital promovidos pelo Sintracon. O objetivo foi pressionar os empresários do setor, que insistiam em um acordo para a CCT que parcelaria a inflação nos pisos salariais, causando prejuízos aos trabalhadores.

As negociações se arrastaram desde maio e chegaram a sofrer mediação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/MTE), mas todas as tentativas foram fracassadas. A greve do setor iniciaria na própria quarta-feira, mas o sindicato patronal apresentou nova proposta aos trabalhadores.