MENU

Conticom participa do 3º módulo de formação do projeto "Ação Frente às Multinacionais da América Latina"

Evento foi realizado em São Bernardo do Campo/SP

Publicado: 19 Setembro, 2016 - 17h52

Escrito por: Conticom

notice

Jessica Santos, dirigente da Conticom e do Sintricom João Pessoa, falando na mesa de abertura do eventoJessica Santos, dirigente da Conticom e do Sintricom João Pessoa, falando na mesa de abertura do eventoDo dia 13 a 16 foi realizado em São Bernardo do Campo/SP, o terceiro e último módulo de formação do projeto "Ação Frente às Multinacionais da América Latina". O evento é promovido pelo Instituto Observatório Social (IOS) e Central Única dos Trabalhadores (CUT), com o apoio da central sindical alemã DGB BW. O curso tem o objetivo de possibilitar a troca de experiências entre dirigentes sindicais dos ramos da Construção, Metalúrgicos, Químicos e Vestuário do Brasil, México e Argentina.

Foram debatidos no encontro o comportamento sociolaboral das empresas multinacionais e as ações sindicais para combater a precarização do trabalho e o aumento da desigualdade. “Nossa ideia é apontar ações para os trabalhadores frente à atual forma de organização global da produção capitalista”, informa Hélio da Costa, um dos coordenadores do projeto e pesquisador do IOS. 

Entre os conteúdos do curso estavam campanhas internacionais de denúncia a empresas e mútua solidariedade trabalhista, redes sindicais nas cadeias globais de abastecimento, estratégias de resistência à agenda neoliberal e retrocesso na América Latina.

Claudio da Silva Gomes, presidente da Conticom, afirmou que “o compartilhamento de informações é importante para combater o governo de Temer, pois não podemos deixar que tirem os direitos dos trabalhadores”.

A atividade discutiu informes sobre a realidade sindical da Argentina e México, os participantes trocaram experiências sobre as redes sindicais e aprovaram planos de ação para o próximo período.

Claudinho, presidente da Conticom, ao lado dos participantes nacionais e internacionais, acompanha coletiva do ex-presidente LulaClaudinho, presidente da Conticom, ao lado dos participantes nacionais e internacionais, acompanha coletiva do ex-presidente LulaNa quarta-feira (14) dirigentes sindicais visitaram a sede da TV dos Trabalhadores (TVT), em São Bernardo do Campo. Sem fins lucrativos e “dos trabalhadores para os trabalhadores”, a TVT é mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.

Na quinta-feira (15) os participantes foram para frente do Hotel Jaraguá em São Paulo, e junto com centenas de pessoas acompanharam a entrevista coletiva de Lula. A entrevista ocorreu um dia após os procuradores da República Daltan Dallagnol e Henrique Pozzobon substituírem  provas por “forte convicção” para acusar o ex-presidente Lula de comandar um esquema de corrupção na Petrobrás. Lula afirmou:“Estou orgulhoso de saber que a perseguição a mim é pelas coisas boas que fizemos neste país”.