MENU

Juarez Antunes, presente!

É com grande pesar que informamos que o dirigente sindical, Juarez Antunes,de 55 anos, faleceu no início da madrugada desta terça-feira (23), em Itatiaia.

Publicado: 23 Agosto, 2016 - 10h49

Escrito por: Conticom

notice

É com grande pesar que informamos que Juarez Antunes, coordenador do setor de Cimento da Conticom, diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Volta Redenda e secretário Estadual de Formação da CUT-RJ, de 55 anos, faleceu no início da madrugada desta terça-feira (23), em Itatiaia.

O sindicalista participou ontem (22), de um ato em frente ao INSS, na Avenida Getúlio Vargas, contra as medidas do atual governo Temer, visando alterações nas regras para aposentadoria.

Juarez havia assumido a secretaria de Formação da CUT-RJ há cerca de um ano, mas já vinha de longa data se dedicando à militância na formação sindical, atuando como integrante do coletivo de formação da CUT Rio.

Juarez identificou na formação sindical um campo de ação política em que ele podia combinar sua garra para enfrentar as injustiças e desigualdades, sua dedicação em mobilizar trabalhadores e trabalhadoras para enfrentar os problemas do mundo do trabalho, seu bom humor em lidar com as pessoas e sua paixão em contribuir para que as pessoas descobrissem seu potencial de luta para a transformação.

Logo que começou sua trajetória na formação percebeu a necessidade de romper com os limites da ação em sua categoria, passando a dedicar sua militância à formação de base através dos cursos de ORSB.A empolgação a cada curso realizado, e seu ânimo em perceber como os participantes dos cursos aguçavam sua visão crítica em relação às injustiças que o indignavam foi o motor para que ele fosse se envolvendo cada vez mais com a formação sindical como instrumento de luta e organização da classe trabalhadora.

O companheiro Juarez nos deixa cedo, mas nos deixa uma lição de dedicação, de garra, de determinação, de solidariedade e de compromisso que será para sempre uma referência para quem com ele teve a chance de conviver.

Para Claudio da Silva Gomes, “Juarez era idealista batalhador, sempre buscando melhorar a classe trabalhadora. Se junta agora a outros idealistas lutadores, companheiros Valdemar, Donizete, Sabino, Sucata e outros que tanto contribuíram na luta dos operários da construção que seus exemplos edifiquem nosso espírito e nos guie com coragem pra batalha sem fim que é  lutar por uma sociedade mais justa para aqueles que produzem com o fruto do trabalho. Juarez suba em paz e tenha seu merecido descanso por tanto que lutou”.

Juarez sofreu um infarto fulminante e faleceu em sua residência. Juarez sofreu o primeiro infarto em 2007. Ele estava tomando medicamentos e a saúde estava sob controle. O corpo será velado às 9h30min, na Funerária Envida, em Itatiaia. O sepultamento está marcado para às 16 horas, no Cemitério Municipal de Itatiaia.