MENU

Federação Solidária fecha acordo de 9,83% em São Paulo

Categoria aprova o acordo que repõe a inflação do período

Publicado: 09 Junho, 2016 - 10h25

Escrito por: Conticom


Os trabalhadores da construção do estado de São Paulo fecharam acordo coletivo e terão aumento de 9,83%, retroativos a 1º de maio. Depois de muitas assembleias e mesas de negociação a Federação dos Sindicatos de Trabalhadores da Construção e da Madeira de São Paulo (FSCM CUT) chegou a um entendimento com os patrões. O reajuste é linear para toda a categoria.

 

Na avaliação do presidente da FSCM CUT, Josemar Bernardes, o país passa por um momento crítico política e economicamente, especialmente para se fazer campanhas salariais, e que “o reajuste repõe pelo menos a perda de inflação no último período, e é por isso que consideramos o bom acordo para o momento”.

 

A campanha salarial foi longa, e teve como slogan "Avançar sim! Retroceder jamais", a Federação visitou muitas cidades no estado e pôde contar com o apoio e disposição dos trabalhadores. Foram realizadas assembleias em Mogi das Cruzes, Suzano, Guarulhos, Bauru, São Bernardo do Campo e Campinas.

 

Segundo Josemar, “as assembleias refletiram a disposição dos trabalhadores em lutar por melhorias nas condições de trabalho. Na nossa categoria os trabalhadores sabem que precisam lutar na campanha salarial, porque as obras duram pouco e quando acabarem o que fica para o próximo emprego são os pisos e as garantias conquistados. Os trabalhadores também mostraram muita disposição para entrar em greve caso os patrões continuassem negando a reposição da inflação”.