MENU

30 mil trabalhadores cruzaram os braços em Vitória/ES

Sinduscon não quer repor a inflação e trabalhadores anunciaram que não vão fechar acordo vergonhoso

Publicado: 08 Junho, 2016 - 18h45

Escrito por: Conticom

Na última segunda-feira os trabalhadores da construção civil da grande Vitória, no Espírito Santo, realizaram um dia de greve, parando cerca de 30 mil trabalhadores, como alerta para o setor patronal, que não quer negociar uma reposição salarial decente. Organizados pelo Sindicato da Construção de Vitória (Sintraconst), os operários fizeram uma caminhada que terminou em frente ao Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon).

O presidente do sindicato, Paulo Peres, o Carioca, afirmou que desde fevereiro tenta negociar com o patronal e pouco tem avançado, já que o Sinduscon se recusa a dar o reajuste inflacionário. Carioca afirma que ação fez parte do movimento da greve da categoria, porque “o setor patronal propôs um reajuste 6% de reajuste o que representa uma perda real de 20% do salário dos trabalhadores. Eles também querem que a gente abra mão do nosso aviso prévio e ainda vão alterar o mecanismo de promoção dos empregados”, e explicou “fomos para frente dos Sinduscon mostrar que não vamos fechar um acordo desse, eles deveriam ter vergonha de propor isso”.

“Nossa classe quer discutir a reposição das perdas salariais e a manutenção dos benefícios, como alimentação e plano de saúde”, disse o secretário geral do Sintraconst, Miguel Ferreira Junior.

Mais de 600 trabalhadores participam da manifestação, e grupos de trabalhadores saíram da Serra, Jardim Camburi e Praia do Canto, em Vitória, e Praia da Costa, em Vila Velha. 

A manifestação resultou em uma conversa que aconteceu hoje (8) com o Ministério do Trabalho, que também conversou com o Sinduscon. Na próxima terça-feira (14) haverá uma audiência de conciliação.