MENU

Mato Grosso do Sul encerra campanha salarial vitoriosa com ganho real para os trabalhadores

Pressão unitária dos sindicatos e trabalhadores fez a diferença nas negociações no estado

Publicado: 23 Maio, 2016 - 13h10

Escrito por: Conticom

 

Na última quarta-feira (18), a federação e os sindicatos dos trabalhadores da construção do Mato Grosso do Sul fecharam o acordo que definiu o índice de reajuste para os trabalhadores do Estado. O percentual ficou em 11,08% para quem recebe até R$ 3 mil por mês, o que beneficia 95% dos trabalhadores da categoria, e 8% para quem recebe acima disso.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção de Campo Grande (Sintracom CG), José Abelha Neto, “É um índice acima da inflação, então conseguimos um ganho real nos salários. Os patrões só chegaram a este percentual porque os trabalhadores mostraram força e união nas últimas semanas, quando houve várias paralisações nos principais canteiros de obras da capital”.

Os trabalhadores fizeram várias paralisações de 2 horas durante a semana que antecedeu o acordo, como forma de pressão. A data-base da categoria é o março, e os valores retroativos serão pagos em junho e julho.

Walter Vieira dos Santos, presidente do Sindicato da Construção Pesada do Estado (SINTICOP), destacou os dias de mobilização em vários canteiros de obras e afirmou, “em meio a essa crise econômica conseguir garantir ganho real para os trabalhadores é muito importante, pois somos os mais afetados. O resultado dessa campanha salarial mostrou como a unidade dos sindicatos, da federação e dos trabalhadores tem força”.

A categoria pretende continuar mobilizada para conquistar outros benefícios como a obrigatoriedade de refeições de graça nos canteiros de obras, plano de saúde, e participação nos lucros e resultados.

O acordo foi negociado pela Federação dos Trabalhadores na Construção/MS, o Sintracom CG, o SINTICOP, e abrange todas as obras de construção do Estado. As negociações receberam o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos, Sindicato dos Bancários, Sindicato de Energia, Sindicato da Alimentação, Sindicato dos Correios, Federação da Educação e da CUT/MS.