MENU

ICM faz declaração em solidariedade ao ex-presidente Lula da Silva

Internacional da Construção e da Madeira "exige o respeito ao Estado de Direito"

Publicado: 11 Março, 2016 - 16h49

Escrito por: ICM

notice

A Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM) exige o respeito ao Estado de Direito e junta-se às vozes de protesto em todo o mundo em solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Na sexta-feira 04 de março de 2016, o ex-Presidente da República Federativa do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva foi levado coercitivamente de sua casa, na cidade industrial de São Bernardo do Campo, nas primeiras horas da manhã, para ser ouvido pelas autoridades policiais de seu país, que o esperavam nas instalações do aeroporto doméstico de Congonhas, em São Paulo. 

O ex-presidente não está sendo investigado oficialmente e não há nenhum processo judicial contra ele em qualquer instância da Justiça brasileira. Na realidade, o ex-sindicalista nunca se recusou a participar de qualquer reunião convocada pelos Tribunais quando foi formalmente convidado como testemunha ou para fornecer simples explicações relacionadas às investigações conduzidas pelas autoridades judiciais em todo o país. 

Esta transferência coercitiva de Lula é uma explícita violação de seus direitos civis básicos e uma desnecessária violência da Justiça brasileira, o que expõe, acima de tudo, a falta de respeito político para com um líder popular e global. Durante a sua presidência, o governo reduziu a vergonhosa dívida social do Brasil: retirou 30 milhões de pessoas da pobreza; reduziu abruptamente o trabalho infantil; deu poder às mulheres através de programas sociais que lhes permitiram obter títulos de propriedade de suas casas e controlar a renda mínima mensal (Bolsa Família). Além disso, o desemprego caiu para níveis próximos de 7%; o aumento real (descontada a inflação) do salário mínimo nacional atingiu 76,5% em dez anos; e os proventos dos brasileiros mais pobres cresceram em 90% em dez anos. 

Não existe um devido processo contra o ex-presidente. Ainda assim, o monopólio brasileiro da imprensa conservadora, controlada apenas por seis famílias, inunda todos os dias as famílias brasileiras com uma forte campanha de acusação contra Lula, sua família e seu partido político. O objetivo parece ser a destruição moral e política de Lula e, conseqüentemente, a destruição da ainda jovem democracia brasileira.