MENU

Greve dos operários de Teresina conquista 10% de reajuste e não desconto nos dias parados

Mobilização em defesa do Plano de Saúde e de melhores condições de trabalho continua

Publicado: 23 Janeiro, 2012 - 15h03

 

Em greve desde segunda-feira, os operários da construção civil de Teresina aprovaram em assembleia na última sexta- feira a proposta patronal de 10% de reajuste salarial, o não desconto dos dias parados, além de outras vantagens, decidindo pelo retorno ao trabalho.
Com data-base em novembro, após várias mesas de negociação e enrolação do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), a categoria foi à luta, paralisando por tempo indeterminado.

PRESSÃO DOS CANTEIROS - Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário do Médio Paranaíba (Sitricom), Raimundo Nonato Ibiapina, mesmo com 80% das clausulas fechadas, o sindicato patronal continuava irredutível quanto a atender os outros pontos, apresentando apenas a reposição da inflação como reajuste.  Segundo Ibiapina, a greve contou com de adesão 100% dos operários, com mais de 100 canteiros de obras parados, envolvendo também as obras do ‘Minha Casa, Minha Vida’.
 
CANALHICE - Na última quinta (19) o empresário Virgílio Neto foi detido por policiais militares e encaminhado para a Central de Flagrantes de Teresina, por ter sido encontrado com duas armas e spray, que causa irritação nos olhos. A detenção ocorreu no momento em que ele estava passando pela manifestação feita pelos operários
na frente das obras de ampliação do Teresina Shopping.
 
ATROPELAMENTO - O secretário de finanças do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Estado do Piauí, José Gomes, afirmou que o empresário passou por cima de uma bicicleta de um operário no piquete e apontou sua arma para os grevistas. A categoria continua mobilizada em defesa do plano de saúde. O tema será
pauta de nova audiência no Ministério do Trabalho.