MENU

Conticom participa do Seminário de apresentação do projeto de ação frente às Multinacionais

Evento ocorreu entre os dias 4 e 6 de novembro

Publicado: 09 Novembro, 2015 - 14h17

Escrito por: Conticom

notice

Entre os dias 4 e 6 de novembro, dirigentes da Conticom estiveram presentes no Seminário de apresentação do projeto de ação frente às multinacionais, realizado em São Paulo. O encontro teve como objetivo apresentar, debater e consolidar politicamente com os representantes sindicais dos ramos da construção, metalúrgico, químico e vestuário do Brasil, México e Argentina as principais diretrizes do Projeto de Formação e Ação Sindical frente às Multinacionais 2015-2017.

O encontro propiciou a troca de experiências sobre o comportamento sociolaboral das empresas multinacionais e as ações sindicais frente à esse padrão de comportamento que precariza o trabalho e aumenta a desigualdade.


Dirigentes mexicanos denunciaram que sua adesão à tratados comerciais em 1990 só trouxeram “os menores salários do mundo” e sindicatos que “não tem condições de defender os trabalhadores”. Já a Argentina tem uma das mais sólidas legislações de proteção ao trabalho, os índices de sindicalização crescem desde 2001, quando a legislação passou a considerar que todos que trabalham em determinado setor são de uma única categoria.


O Brasil aparece em uma situação intermediária, com algumas características de fragmentação sindical e marco regulatório vacilante no que tange a atuação das empresas.
No Seminário foram debatidas pautas como o desafio do Sindicalismo Internacional diante o poder crescente das empresas transnacionais, estratégias das multinacionais nos ramos, apresentações dos grupos e ações e projetos em 2016.